Brumadinho está fazendo o maior investimento em segurança pública da sua história. Estamos implementando o projeto Brumadinho+Segura, que traz tecnologia de ponta, com 125 câmeras de videomonitoramento inteligentes espalhadas por toda a cidade, funcionando 24 horas, sete dias por semana.

Projetos semelhantes foram implementados em Londres, Barcelona, Medellín e Shenzhen, e os índices de criminalidade caíram mais de 50%. Um exemplo de sucesso é Nova Lima, que em 2023 alcançou a maior redução nos índices de criminalidade em todo o Estado, com queda de 49%. Também houve queda de 25% no número de homicídios registrados.

Outro exemplo é São José dos Campos, em São Paulo, que é a cidade mais segura entre aquelas com mais de 500 mil habitantes em todo o Brasil.

Em 2021, após a implantação do sistema, o governo do Ceará recebeu a premiação internacional Latin Trade Citizen Security, concedida pela revista “Latin Trade”, que é uma publicação mensal reconhecida pela excelência na cobertura de tendências inovadoras corporativas.

O projeto é um importante aliado no combate a crimes realizados em outras cidades, visto que Igarapé e Nova Lima, cidades vizinhas de Brumadinho, também possuem o sistema de videomonitoramento inteligente.

A segurança pública é uma tarefa conjunta entre forças policiais e os poderes federal, estadual e municipal. A chave para o sucesso do sistema de monitoramento inteligente é a integração entre eles.

Em Brumadinho, o município tem diálogo aberto com a Polícia Militar e a Polícia Civil para que o sistema implantado seja o mais adequado para a cidade. Em reuniões realizadas com o comando regional da Polícia Militar, os pontos de instalação das câmeras foram definidos para que os índices de criminalidade do município possam ter uma queda considerável.

Todas as entradas e saídas do município serão monitoradas, e o acionamento rápido das autoridades é essencial para garantir resultados expressivos. A instalação das câmeras já está em andamento, e as imagens serão analisadas em tempo real por uma empresa especializada, com integração à Polícia Militar.

As câmeras possuem um avançado sistema de monitoramento que alerta sobre movimentações suspeitas e inclui reconhecimento facial e de placas de veículos, utilizando inteligência artificial para emitir alertas. Este é o futuro da segurança pública sendo aplicado no município.

Com o Brumadinho+Segura, toda a população ganha. Acredito que esta seja a melhor opção para a segurança pública de uma cidade com grande extensão territorial e diversas entradas e saídas para outras localidades.

A privacidade da população é fundamental para a aceitação do projeto, por isso os profissionais responsáveis pelo monitoramento são capacitados e treinados para utilizar as informações de maneira ética e responsável.

Nenen da Asa
Prefeito de Brumadinho