Gabriel Escobar é encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil

Para tornar os Estados Unidos um país mais seguro, forte e próspero, o presidente Trump está garantindo que as leis de imigração dos EUA sejam cumpridas. Como representante do governo dos EUA no Brasil, gostaria de deixar nossa política clara ao povo brasileiro.

Se você tentar entrar ilegalmente nos EUA, mentir para obter um visto, trabalhar sem autorização legal ou permanecer no país após o vencimento do visto, enfrentará penalidades, incluindo prisão, deportação e proibição permanente de conseguir um visto americano no futuro. O presidente Trump está responsabilizando todos os envolvidos. Se você tem familiares ou amigos nos EUA ilegalmente, este é o momento de aconselhá-los a retornar para casa.

Algumas pessoas acreditam que podem entrar escondidas nos EUA sem serem pegas. Elas não podem. O governo Trump tem reforçado a segurança nas fronteiras e aumentado significativamente o número de prisões e deportações de imigrantes ilegais.

Muitos brasileiros estão abrindo mão de tudo – vendendo suas moradias, gastando todas as economias e colocando suas vidas em risco – apenas para serem detidos e enviados de volta para casa.

Em fevereiro de 2025, as travessias ilegais na fronteira caíram 94% em comparação com fevereiro de 2024, enquanto as prisões de imigrantes ilegais dentro do território americano aumentaram 627%. Ou seja, quem tentar cruzar a fronteira ou permanecer ilegalmente será detido e deportado e poderá ser permanentemente impedido de retornar aos EUA ou enfrentar multas e acusações criminais.

Nosso processo de emissão de vistos é o mais seguro do mundo. Ainda assim, algumas pessoas tentam fraudar o sistema apresentando documentos falsos e informações mentirosas ou permanecendo no país após o prazo autorizado. Isso é crime – e as consequências são severas. Quem tem antecedentes criminais no Brasil não conseguirá um visto para os EUA.

A Embaixada dos EUA colabora com as autoridades brasileiras para impedir a entrada de criminosos, garantindo que pessoas acusadas de crimes no Brasil se tornem permanentemente inelegíveis para entrar no país. Nosso compromisso com a segurança é inabalável, e só quem respeita a lei é bem-vindo.

Para quem pensa em fazer a perigosa jornada até a fronteira dos EUA, é importante saber que sua segurança e até sua vida estarão em risco. Migrantes ilegais são frequentemente vítimas de violência, extorsão e abuso por parte de criminosos, cartéis e traficantes de pessoas. Muitos nem chegam ao destino.

Os EUA estão trabalhando com outros países do hemisfério ocidental para impedir e devolver pessoas que tentam entrar ilegalmente antes mesmo de chegarem à nossa fronteira. Ao protegê-las, estamos não apenas protegendo os cidadãos americanos, mas também evitando o sofrimento causado pela imigração ilegal.

O governo americano está responsabilizando aqueles que facilitam a entrada ilegal no país, desde coiotes e traficantes de pessoas até autoridades de governos estrangeiros que fecham os olhos para a imigração ilegal.

Recentemente, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou uma nova política de restrição de vistos para autoridades estrangeiras, como agentes de imigração, alfândega e autoridades portuárias, que não colaborarem para impedir a imigração ilegal. Medidas semelhantes já estão em vigor para setores de transporte e turismo. Quem coloca em risco a segurança dos EUA facilitando a imigração ilegal não será bem-vindo em nosso país.

Os riscos de tentar imigrar ilegalmente para os EUA superam qualquer outro benefício. Você pode perder a vida, tornar-se vítima de criminosos ou carregar um histórico que comprometerá o seu futuro e o da sua família. Se você conhece alguém que está ilegalmente nos EUA, o melhor que pode fazer é aconselhá-lo a retornar agora, antes que seja detido. Para todos, a mensagem é simples: faça a escolha certa, siga a lei e não arrisque sua segurança, sua família ou seu futuro.