Marcelo de Souza e Silva é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas
Muito se fala sobre digitalização e, no âmbito dos pequenos negócios, sabemos que essa é uma tendência e necessidade cada vez mais pulsantes. A adoção de ferramentas e práticas digitais não é apenas vantajosa, mas necessária para manter a relevância em um mercado competitivo e para crescer de forma sustentável.
Pesquisa recente realizada pelo Sebrae Minas mostrou que seis em cada 10 empreendedores mineiros pretendem investir na digitalização do negócio nos próximos 12 meses. No entanto, eles ainda enfrentam desafios, como a falta de recursos financeiros, a dificuldade em encontrar soluções digitais adequadas e a falta de conhecimento.
A pesquisa também revelou as áreas mais citadas por empreendedores que pretendem investir na digitalização. Em primeiro lugar, a mais apontada foi marketing digital, por 40% dos entrevistados. Em seguida, automação de processos, e, em terceiro lugar, capacitação e treinamento digital da equipe.
O uso da Inteligência Artificial (IA) também avança de forma tímida entre os pequenos negócios. Apenas 27% responderam que utilizam ferramentas de IA em algum aspecto do negócio. Entre os principais benefícios observados com o uso da IA, estão o aumento da eficiência operacional, melhoria no atendimento ao cliente e na tomada de decisões.
Os dados revelam que, por mais que os pequenos negócios queiram investir na adoção de ferramentas e tecnologias digitais, ainda existem barreiras a serem superadas. Por isso, oferecer suporte e capacitação é essencial para que eles se sintam mais seguros e consigam avançar na jornada de digitalização.
O Sebrae Minas está ao lado dos empreendedores nesses desafios, com diversas soluções para apoiá-los rumo à transformação digital do negócio. Uma delas é o Sebraetec, programa que oferece consultorias de inovação e atendimento personalizado para as micro e pequenas empresas. O programa conta com mais de 20 soluções voltadas para a digitalização dos pequenos negócios, com 70% de subsídio no valor das consultorias.
Outra solução é o Índice de Maturidade Digital, ferramenta gratuita que permite medir o nível de digitalização do negócio, em cinco eixos temáticos. Na plataforma Sebrae Play, o empreendedor também acessa a Jornada de Digitalização, que oferece cursos com conteúdos personalizados de acordo com o nível de maturidade digital da empresa.
Digitalizar o negócio não é apenas sobre adotar novas tecnologias, mas sobre transformar antigos processos ou formas de fazer, criando valor real para a empresa e os clientes. A digitalização é muito mais do que estar presente ou vender pela internet, como muitos pensam. Ela pode acontecer de diversas formas, seja para otimizar processos, melhorar o atendimento, aumentar a produtividade, reduzir custos ou embasar a tomada de decisões.
Hoje, existem diversas ferramentas acessíveis aos empreendedores, o desafio consiste no conhecimento sobre como utilizá-las e em identificar as oportunidades. O Sebrae Minas entende que o futuro dos negócios passa, inevitavelmente, pelo digital, e apoiar os empreendedores nessa jornada é fundamental para que eles se mantenham relevantes em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.