Editorial

O vírus e o PIB

Economia mineira recua, e Covid-19 ameaça recuperação


Publicado em 19 de março de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

A tragédia de Brumadinho, no início do ano passado, deixou em Minas Gerais marcas tão profundas que hoje estão impressas na queda de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado ontem. Agora, a pandemia do coronavírus sinaliza que a necessária superação pode se transformar em um ano precocemente perdido.

Os dados divulgados ontem pela Fundação João Pinheiro mostram que a paralisação das barragens levou à queda de 25,4% no setor de mineração. Isso gerou impactos também no setor de transportes, que, pela falta de produto a ser carregado nas linhas férreas, encolheu 2,2%.

É verdade que os maus resultados que ocorrem bianualmente na safra do café também contribuíram para a retração do PIB, mas a vitalidade que o setor começou a mostrar no quarto semestre está ameaçada pelo novo cenário que se desenha neste início de ano.

Essenciais para conter a proliferação da Covid-19, as medidas de isolamento social, com fechamento de escolas, redução de horário de lojas, férias coletivas em indústrias, suspensão de produção e retração de serviços em geral, põem hoje um freio na economia exatamente nos setores que impediram um tombo maior nos resultados do Estado: comércio, serviços, construção e energia e saneamento. Mas, se não houver esse isolamento, a proliferação do coronavírus trará estragos ainda maiores que os econômicos.

Diante dos fatos de que quatro em cada dez trabalhadores mineiros atuam na informalidade – logo, desprotegidos pela Previdência Social – e de que há 1 milhão desempregados (segundo dados da Pnad Contínua), é difícil esperar que o consumo das famílias venha a socorrer a economia se os programas emergenciais não se atentarem para esses dois públicos – e evite que uma nova tragédia imprima sua marca em Minas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!