O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), está em uma missão internacional na China desde o último sábado (2 de novembro), com o objetivo de atrair mais investimentos chineses para o estado. Como forma de agradecimento aos representantes e empresários, a comitiva internacional do Governo de Minas levou presentes que simbolizam a gastronomia e cultura do estado.
A lista de itens oferecidos inclui doce de leite, café, cachaça e obras de artesanato, como uma réplica de uma obra de Aleijadinho, produzida por um artesão de Ouro Preto. A escolha dos presentes foi feita para transmitir a imagem de Minas Gerais como um polo turístico.
O doce de leite escolhido para representar o estado foi o premiado Doce de Leite Viçosa, produzido na cidade de Viçosa, na região da Zona da Mata, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O Café Campos Altos, produzido na cidade de Campos Altos, no Triângulo Mineiro, também foi um dos presentes representantes do estado. Além disso, o fundador da marca, José Maria Oliveira, acompanhou a comitiva do governador na China.
Outro símbolo mineiro premiado que foi levado ao país foi a Cachaça Maria Andante. A bebida é produzida na cidade de Papagaios, localizada na região Centro-Oeste do estado.
Zema deve permanecer na China até o final desta semana. Em seguida, o governador terá compromissos na Ásia e na Europa até o próximo sábado (16 de novembro).