O ex-ministro José Dirceu (PT) deve concorrer como deputado federal nas eleições de 2026. A O Tempo, ele afirma que a decisão será tomada em 2025, mas já admite que pretende disputar o cargo nas próximas eleições gerais.

"Mais provável que eu seja deputado federal por São Paulo", afirma. A declaração ocorreu durante agenda de Dirceu em Belo Horizonte, quando se reuniu com vereadores, deputados e lideranças do partido na sede da sigla na capital mineira. 

"(Concorrer à Câmara dos Deputados) é mais seguro e é de onde me tiraram e eu quero voltar. É para mostrar o que aconteceu no Brasil nesses últimos 20 anos", completa Dirceu. 

Ele descarta concorrer ao Senado. "No final do ano vou tomar uma decisão. O Senado em São Paulo depende muito de quem vai sair. O Eduardo Bolsonaro fala que vai se candidatar. Se dividir muito a direita, o PT pode eleger um senador, que não precisa ser eu. Tem outros nomes", avalia Dirceu.

O ex-ministro ainda enxerga que sua eventual volta como natural. "Nunca saí da política, mas evitava mais a política institucional, dar entrevistas. Acho que ocupei um espaço que estava vazio. Tem um espaço para ser ocupado. Há uma audiência que tenho e posso ajudar na disputa política", diz. 

Dirceu ainda afirma que não pretende participar do governo Lula ativamente como parte do primeiro escalão, como o fez nas últimas gestões do petista. "Meu tempo já foi. Daqui a dois anos fazemos oitenta anos. Vou trabalhar para Lula ser reeleito, mas no meu caso é mais ajudar o Brasil (do que ocupar cargos)", concluiu.