O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse a prefeitos que o governo federal pode adotar políticas antidumping para proteger setores da economia brasileira impactados pelo aumento de tarifas aplicado pelos Estados Unidos. A promessa foi feita durante reunião com representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada nesta quarta-feira (6/8), em Brasília.

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), uma das articuladoras do encontro, destacou que as medidas em estudo buscam conter os prejuízos causados pelo chamado “tarifaço” do presidente norte-americano Donald Trump, que atingiu o Brasil e outros países. Segundo ela, os principais objetivos são evitar perdas de emprego e renda em municípios com forte vocação exportadora.

“O vice-presidente já está avaliando ações emergenciais, especialmente para produtos perecíveis, como frutas e alimentos, para que não haja perdas na produção agrícola de pequenos e grandes exportadores. Ele também se comprometeu com a adoção de políticas antidumping, para impedir a entrada no Brasil de produtos com preços muito abaixo dos praticados internamente, o que prejudica a indústria nacional”, afirmou a prefeita.

Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é uma das cidades mineiras mais afetadas pelas novas tarifas norte-americanas. Cerca de 42% das exportações do município têm como destino os Estados Unidos, o que representou um volume de aproximadamente R$ 1,4 bilhão em vendas no ano passado. De acordo com Marília, 18% dessa pauta exportadora ainda não foi incluída na lista de exceções anunciada pelos EUA, o que acende um alerta sobre possíveis impactos na economia local.

Entre os principais produtos exportados por Contagem para o mercado americano estão transformadores, peças e equipamentos elétricos, produtos minerais e materiais refratários. A prefeita defende que o governo federal adote medidas estruturantes para proteger os setores mais expostos e garantir apoio às empresas em risco.

A reunião com Alckmin faz parte de um conjunto de articulações da FNP para mitigar os efeitos do tarifaço nas economias locais. Além de buscar soluções internas, os prefeitos também discutem estratégias de pressão diplomática sobre os EUA para reverter ou flexibilizar as novas tarifas.