A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Comissão de Direitos Humanos, realiza uma audiência pública, na próxima segunda-feira (15/07), às 10h, para debater os direitos e a cidadania LGBT, além de discutir a preparação da Parada do Orgulho LGBT em Belo Horizonte e outras cidades do Estado. Na capital mineira, a parada, que chega à sua 25ª edição neste ano, está marcada para 21 de julho. A audiência pública foi requisitada pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL).
“A preparação da parada e sua realização reforçam a luta dos movimentos organizados por avanços na cidadania e no respeito aos direitos das pessoas LGBT. A Jornada pela Cidadania LGBT é uma iniciativa do Cellos-MG, o Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais. É realizada anualmente entre os meses de junho a agosto, durante os quais as paradas são organizadas”, informa a ALMG.
Bella Gonçalves ressalta que a audiência será importante para escutar desafios, entraves e potencialidades das paradas LGBTs em diversos municípios mineiros, inclusive em Belo Horizonte. "As paradas LGBTs são, além de manifestações pelo direito de cidadania LGBT, também uma expressão cultural que cada vez mais faz parte do estado de Minas Gerais”, declarou.
Segundo divulgado pelo Cellos, em 2024, a parada LGBT de Belo Horizonte, que ocorrerá na avenida Afonso Pena, terá transmissão ao vivo pela internet, com apresentação de artistas exibidas em telões. Normalmente realizada na Praça da Estação, a parada precisou ser remanejada devido às obras que acontecem na localidade.
No dia 21 deste mês, a concentração da parada ocorre entre 12h e 17h no cruzamento entre as avenidas Afonso Pena e Brasil, no Centro da capital mineira. A dispersão será às 22h, na Praça Sete. O tema deste ano é: “Parada 25 anos: Celebrar Conquistas, Reafirmar a Luta!”.
Entre convidados da audiência desta segunda estão representantes do Cellos, OAB-MG, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Regional de Psicologia, Coletivo Mães pela Liberdade MG, Rede Afro LGBT e outras organizações do movimento.