O trecho da MG-040 que liga Brumadinho, na região metropolitana de BH, à BR-381 (Rodovia Fernão Dias) será recuperado e duplicado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12/08) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e pelo diretor do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares. A previsão é que as obras comecem em 2026 e que sejam investidos R$ 350 milhões, custeados com recursos do acordo judicial para reparação de danos provocados pelo rompimento da barragem da Vale no município.
O anúncio foi feito após uma vistoria do terreno onde será implantado o Distrito Industrial de Brumadinho. Segundo o governador, “Brumadinho vai ter uma condição logística diferenciada, de fundamental importância para a diversificação econômica da cidade”.
A obra foi uma demanda da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão (Avabrum). Presidente da entidade, Nayara Porto disse que levou a demanda ao governador em dezembro do ano passado, uma vez que as obras de duplicação não estavam previstas no acordo inicial.
“É um lugar que tem muita carreta, é muito perigoso, e depois das obras de reparação ficou pior ainda. Então nós levamos o ofício a ele (Romeu Zema) para reivindicar isso, e ele trouxe essa alegria para nós. Eles nos escutaram e realmente vão atender nossa demanda”, disse Nayara.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Pró-Brumadinho, Luís Otávio Milagres de Assis, dos R$ 350 milhões que serão usados, R$ 230 milhões iriam para outras áreas, mas foi dado um outro destino ao dinheiro após a demanda dos atingidos.
“(O recurso) é todo decorrente do acordo de reparação, mas parte deste investimento não estava previsto quando o acordo de reparação foi assinado. Estavam previstos R$ 120 milhões, mas outros R$ 230 (milhões) iriam para outras áreas, inclusive para o acompanhamento administrativo, e foram economizados”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, por decisão do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública e do governo do Estado, o texto do acordo está sendo alterado para formalizar o redirecionamento do recurso para a obra viária em Brumadinho.
“Além de trazer condições de acesso para as empresas que vão se beneficiar e vão trazer emprego e renda aqui para Brumadinho com o Distrito Industrial, (a obra) ajuda no turismo da cidade e é um novo acesso para que todos os moradores da cidade tenham condições de acessar Belo Horizonte e outras áreas”, destacou.
Cronograma
O DER-MG publicará o edital de licitação do projeto nesta quinta-feira (14 de agosto). Segundo o diretor do órgão, a expectativa é que o projeto seja contratado até novembro. Logo em seguida, se inicia a execução, que tem previsão de duração de 12 meses.
A segunda etapa prevê obras de recuperação do antigo pavimento e inclusão de mais faixas de tráfego na MG-155, com licitação prevista para o 2º semestre de 2024. O início das obras será em 2025.
Já a terceira etapa prevê as obras de duplicação em si, ligando Brumadinho à BR-381. Estas obras têm previsão de início em 2026.
Distrito Industrial
Zema realizou uma vistoria do terreno onde será implantado o Distrito Industrial de Brumadinho, ao norte do município, a aproximadamente 3,5 km do centro. O projeto decorre do acordo de reparação que visa reparar os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do desastre que tirou a vida de 272 pessoas no dia 25 de janeiro de 2019.
O aporte previsto é de R$ 190 milhões. A iniciativa pretende urbanizar uma área de cerca de um milhão de metros quadrados, correspondente a 120 campos de futebol.
A região do Distrito é margeada pelo rio Paraopeba, com acessos pela rodovia estadual MG-040, próximo ao km 48, e pela rodovia AMG-0185.