O vereador Bruno Barreiro (PV) venceu a eleição para presidente da Câmara Municipal de Contagem, realizada nesta quarta-feira (1° de janeiro). Ele teve 21 votos contra três do seu concorrente Mauricinho do Sanduiche (PL). O vereador José Carlos Gomes (Avante) se absteve da votação.
O novo presidente da Câmara está em seu terceiro mandato e é filho do ex-vereador e ex-vice-prefeito de Contagem, William Barreiro. A votação ocorreu logo após a posse dos 25 vereadores eleitos em Contagem. Bruno disse que irá buscar o diálogo com a prefeitura e buscar formas de recuperar o respeito pela política.
“A gente tem um compromisso muito grande à frente dessa casa Legislativa, que é a terceira maior de Minas Gerais, mas sempre resgatar a confiança da política e uma justiça para que todos os vereadores aqui possam representar o seu mandato, independentemente de questões partidárias ou opiniões políticas, todos aqui atuando de forma horizontalizada”, disse Bruno Barreiro.
Ele afirmou que pretende manter o diálogo com a prefeita Marília Campos. “Não se constrói nada sem diálogo. A Marília é uma prefeita do diálogo e a Câmara reflete os anseios da população, então nós vamos fortalecer cada vez mais o diálogo, sendo um elo com o Executivo”, concluiu.
A candidatura para presidência da Câmara foi uma construção feita desde o fim das eleições, em outubro, e caminhava para um consenso e contou com o apoio da prefeita Marília Campos. Contudo, na noite desta terça-feira (31 de dezembro), véspera da posse, houve o anúncio de que o PL lançaria uma candidatura de oposição, com Mauricinho do Sanduiche.
Para os demais cargos da Mesa não houve disputa. A Mesa Diretora será formada pela vereadora Carol do Teteco (MDB) como 1ª vice-presidente; pelo vereador Pastor Itamar (PRD), como 2º vice-presidente; pelo vereador Léo da Academia (PDT), como 1º secretário; e pelo vereador Júnior Zica (União), como vice-secretário.
Ainda durante a cerimônia, a prefeita Marília Campos (PT) será empossada pelo novo presidente para dar início ao seu quarto mandato à frente da prefeitura de Contagem. O vice-prefeito, Ricardo Faria também foi empossado.
Veja a lista dos 25 vereadores empossados:
Leandro Viana da Silva – Léo da Academia (PDT)
Pedro Luiz da Silva – Pedro Luiz (PL)
Denilson Elias Silva de Oliveira – Denilson da Juc (Mobiliza)
Adriana Cristiana Fabiano de Souza – Adriana Souza (PT)
Silvia da Cruz Messias – Silvinha Dudu (PV)
Glória de Fátima Lopes Pena – Glória da Aposentadoria (PSDB)
Marcos Vinícius Rangel de Faria – Vinícius Faria (PP)
José Maurício Moreira de Barros – Mauricinho do Sanduíche (PL)
Keyla Cristina Parreiras Pinto Aredes – Tia Keyla (PL)
Daniel Pereira Fonseca Silva – Daniel do Irineu (PSB)
Arnaldo Luiz de Oliveira – Arnaldo de Oliveira (Solidariedade)
Junior Oliveira Zica – Junior Zica (União)
Bruno Braga Batista – Bruno Barreiro (PV)
Moara Correa Saboia – Moara Saboia (PT)
José Geraldo de Almeida – Gegê Marreco (Rede)
Daisy Daniela de Barros da Silva – Daisy Silva (Republicanos)
Daniel Flávio de Moura Carvalho – Daniel Carvalho (PSD)
Itamar dos Santos da Silva – Pastor Itamar (PRD)
Adilson Lamounier da Rocha Nogueira – Adilson Lamounier (União)
Carolina Carvalho Diniz – Carol do Teteco (MDB)
José Carlos Carneiro Gomes – José Carlos Gomes (Avante)
Rodrigo do Nascimento – Rodrigo do Posto (Mobiliza)
Diemerson Mauro Ferreira – Didi (PRD)
Alexander Chiodi Maia – Alex Chiodi (União)
José Antônio Procópio de Almeida – Zé Antônio do Hospital (PT