A chuva que caiu na noite desta quarta-feira (1º de janeiro) não foi suficiente para afastar militantes e apoiadores que aguardavam a prefeita reeleita de Contagem, Marília Campos (PT), para comemorar a posse em seu quarto mandato à frente do Executivo da terceira maior cidade de Minas Gerais. 

A prefeita apresentou os novos secretários e administradores regionais (confira a lista abaixo) e, em seu discurso, disse que pretende buscar a conclusão de projetos prioritários para a cidade, como a expansão do metrô e a reativação do trem de passageiros entre Contagem e Betim.

“São pedidos que nós já apresentamos ao governo Lula (PT) e que agora temos o compromisso de levar a frente. Uma cidade do tamanho de Contagem não pode ter apenas uma estação de metrô. Precisamos garantir as obras de infraestrutura que a cidade necessita”, disse.

Em 2021, quando Marília assumiu seu terceiro mandato e iniciou seu atual ciclo à frente da Câmara, a posse foi realizada ainda sob as regras da Covid. Já no primeiro dia, a prefeita teve que lidar com uma crise na saúde, instalada após o fechamento inesperado do centro de consultas especializadas Iria Diniz, importante unidade de saúde do município. Agora, no novo mandato, Marília Campos prometeu avançar também com entregas de ações no setor.

“Queremos trazer os atendimentos de média e alta complexidade para Contagem. A cidade precisa oferecer exames, cirurgias e procedimentos complexos aqui, sem que o morador tenha que ir a Belo Horizonte”, afirmou. Ela prometeu ainda um “mutirão” para acelerar a fila de consultas e exames especializados, voltados especialmente à saúde das mulheres. “Será em março, mês das mulheres, como forma de marcar essa data”, reforçou.

Estrela de centro

Marília Campos ganhou destaque na política com uma atuação que fugiu da polarização. Mesmo tendo o deputado federal Cabo Junio Amaral (PL), que usou a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a petista dispensou uma presença do presidente Lula (PT) em Contagem para evitar uma radicalização. Marília foi eleita em primeiro turno e destacou que pretende utilizar a mesma estratégia para garantir uma governabilidade.

“Sou a prefeita de quem me elegeu e acredita em minha liderança e no projeto político que represento. Mas também serei a prefeita daqueles que não votaram em mim”, afirmou.

A petista, que tem sido considerada um dos nomes influentes na disputa de 2026 e cotada para compor chapas, disse que o compromisso agora é com a cidade. “Pretendo assumir e honrar a confiança que a cidade depositou em mim, cumpri um quarto mandato melhor que o terceiro”, afirma.   

Solenidades

As solenidades para a posse de Marília Campos começaram ainda durante à tarde. Às 14h houve um culto ecumênico na Igreja de São Gonçalo, às 15h houve a cerimônia de posse formal dos vereadores eleitos, da prefeita e do vice-prefeito, na Câmara Municipal, reservada a convidados. Em seguida, Marília seguiu para a sede da prefeitura, onde era aguardada pelos militantes e apoiadores.

No palco, ao lado de Marília, todos os secretários, vários vereadores e autoridades da cidade. A banda da Guarda Civil de Contagem fez a parte solene da celebração de posse, que foi encerrada com um show da banda Black Soul. 

Confira os novos administradores regionais do município:

Administração Regional Eldorado - Renata Lima

Administração Regional Industrial - Adilson Dutra

Administração Regional Nacional - Jorge Ibraim

Administração Regional Petrolândia - Naldo de Assis

Administração Regional Ressaca - José Carlos

Administração Regional Riacho - Isabella Filaretti 

Administração Regional Sede - Gil Martins

Administração Regional Vargem das Flores - Wander Batista

Confira abaixo a lista de secretários:

Controladora-Geral do Município – Nicolle Bleme

Procuradora-Geral do Município – Sarah Campos

Secretário Municipal de Administração – Antônio David

Secretário Municipal de Comunicação – Rodrigo Paiva

Secretário Municipal de Cultura – Ramon Santos

Secretária Municipal de Defesa Social – Viviane França

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico – Luciano Oliveira

Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar – Marius de Carvalho

Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marco Túlio Freitas

Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Marcelo Lino

Secretário Municipal de Educação – Lindomar Diamantino
 
Secretário Municipal de Esportes e Lazer – Alex Chiodi

Secretário Municipal de Fazenda – Carlos Frederico

Secretário Municipal de Governo – Pedro Amaral

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Geraldo Vitor

Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Rômulo Perilli

Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão – Edernon Marcos

Secretário Municipal de Saúde - Fabrício Simões

Secretário Municipal de Tecnologia da Informação – Tiago Zanini

Presidente da Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Parc) – Avair Júnior

Presidente da Funec - Telma RibeiroPresidente da Transcon – Rodrigo Thomaz