O prefeito reeleito de Patos de Minas, Luis Eduardo Falcão (Novo), vai concorrer à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) para o triênio 2025-2028. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8 de janeiro) pelas redes sociais. A eleição está prevista para acontecer em abril deste ano. Atualmente, Falcão é segundo vice-presidente da associação e lança sua candidatura em contraste à do atual presidente, Marcos Vinícius Bizarro, que ficou sem mandato pelos próximos quatro anos.
Em 2025, Marcos Vinícius deixou de ser prefeito de Coronel Fabriciano, onde fez o sucessor, Sadi Lucca (PL). Isso tem sido motivo para que a candidatura do presidente da AMM à reeleição enfrente resistência interna. “Não dá para a AMM ser dirigida por alguém que não é mais prefeito. Nós queremos ser representados por nós mesmos. Não precisamos que ex-prefeitos tomem conta desse espaço como se eles fossem donos”, defende o prefeito de Patos de Minas em vídeo.
Conforme publicado por O TEMPO, o governo de Romeu Zema (Novo) tentou uma composição entre Bizarro e Falcão para evitar desgastes, visto que ambos são aliados do chefe do Executivo estadual.
Deputado criticou Falcão
O deputado estadual Arlen Santiago (Avante) criticou a intenção de Falcão de se candidatar à presidência da AMM e disse que a verdadeira intenção do prefeito é se candidatar a deputado federal em 2026. Em vídeo que circula nas redes sociais, o parlamentar ainda sai em defesa do atual presidente da AMM.
Durante fala na eleição para a diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), do Norte e Nordeste de Minas, Arlen afirmou que Bizarro, mesmo sendo da região do Vale do Aço, “nunca deixou de prestigiar os prefeitos” da Sudene.
Conforme o parlamentar, Falcão teria a intenção de se candidatar à presidência da AMM a fim de, futuramente, “fazer campanha” para o cargo de deputado federal. “E agora aparece um ‘bonitão’ que quer ser candidato a deputado federal”, disse Santiago em referência ao prefeito de Patos de Minas. “Nós não queremos na AMM ninguém fazendo campanha para deputado.”
Em resposta, Falcão afirmou que sua candidatura é um projeto de "desejo de mudança" e que a acusação de que queira se candidatar a deputado federal é "sem sentido". "Queremos a participação de todos na construção das ações e na defesa da pauta municipalista. Nós defendemos que lidere esse projeto alguém que esteja no exercício do mandato, vivendo os problemas do dia a dia das prefeituras", declarou.