O ex-vereador de Belo Horizonte Mauro Matias faleceu aos 70 anos na noite dessa terça-feira (11 de fevereiro). O corpo dele foi velado no Hall de entrada da Câmara Municipal no início da tarde, e a reunião do plenário desta quarta-feira (12 de fevereiro) foi aberta com um minuto de silêncio em manifestação de pesar por sua morte. Matias atuou na Casa entre 1989 e 1992. Ele deixa a esposa, Lecy, e os filhos Lucas e Leonardo. A causa da morte não foi revelada. 

Entre 2003 e 2024, o ex-parlamentar foi chefe de gabinete do ex-vereador Henrique Braga, que presidiu a Câmara no biênio 2017 e 2018. “Atencioso com todos, Mauro era como se fosse da família. Advogado competente, foi um parceiro precioso durante todos os anos em que estivemos juntos na Câmara Municipal, seja como parlamentar, seja como chefe do nosso gabinete. Ele dedicou sua vida ao serviço público com dignidade, honra e compromisso com a cidade de Belo Horizonte”, declarou Henrique.

Durante sua atuação parlamentar, Mauro Matias foi autor da Lei 5602 de 1989, que assegura ao aluno com deficiência física que apresente dificuldade de locomoção matrícula automática na escola pública municipal mais próxima de sua residência. Também, foi coautor da Emenda à Lei Orgânica 2 de 1992, que permitiu aos vereadores afastamento, sem perda de mandato, em caso de gestação ou paternidade.