Em reunião alusiva aos 45 anos do PT, líderes históricos do partido se reuniram na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na noite desta sexta-feira (14 de fevereiro). A celebração, organizada pela vereadora Luiza Dulci (PT) e pela bancada do partido na Câmara – Bruno Pedralva, Pedro Patrus e Pedro Rousseff – promoveu uma reunião especial com as lideranças petistas. 

Dentre os presentes, estiveram militantes, ex-parlamentares, e figuras históricas do petismo, como o deputado federal Patrus Ananias; o ex-governador Fernando Pimentel; o deputado federal Rogério Correia; a ministra dos Direitos Humanos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Macaé Evaristo; e a secretária nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade.

O ex-governador de Minas Gerais afirmou que o momento é de rever velhos amigos e se encontrar com a militância. “45 anos de PT! Certamente é um dos partidos mais longevos da história política do Brasil, talvez do mundo, e continuamos na luta. Tem tudo para dar orgulho a seus militantes, por tudo que fez, por tudo que tem feito e por tudo que ainda fará pelo Brasil, Minas Gerais e por Belo Horizonte”, defendeu.

Organizadora do evento, Luiza Dulci destacou que o momento é de celebração à história do partido. “O PT tem uma história na Câmara de Vereadores. Desde que o partido disputou a primeira eleição, sempre temos vereadores, desde 1983 tem uma representação. Nossa intenção foi celebrar a contribuição que o PT deu para as políticas públicas de BH e para as lutas sociais da cidade”, declarou. 

O ex-prefeito de Belo Horizonte e deputado federal, Patrus Ananias, destacou seu histórico na Câmara, entre 1988 e 1992. “(É uma) celebração do Partido dos Trabalhadores, homenageando todos os vereadores e todas as vereadoras do nosso partido, que estiveram aqui presentes na Câmara de Belo Horizonte. Estive aqui também com muito orgulho. Tenho as melhores lembranças do nosso tempo aqui na Câmara e vim aqui como convidado”, lembrou. 

Por fim, o presidente municipal da legenda, Guima Jardim, afirmou que o PT é fruto das lutas do povo brasileiro. “São 45 anos, muito tempo de luta e construção de um partido que tem a cara e a identidade do povo brasileiro”, finalizou.