A posse do novo secretário de Governo de Romeu Zema (Novo), Marcelo Aro (PP), acontece na noite desta quinta-feira (20 de fevereiro) no Palácio da Liberdade, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Aro, que substitui o deputado estadual Gustavo Valadares (PMN) na pasta, foi nomeado em publicação no último sábado (15 de fevereiro) no Diário Oficial do Estado.
O ex-deputado federal lidera o grupo conhecido como “Família Aro” na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e é, atualmente, o secretário chefe da Casa Civil de Zema. Ele deve deixar esta pasta nos próximos dias. Aro está no cargo desde abril de 2023, posto que assumiu após apoiar a reeleição do governador em 2022.
À época, o governo Zema criou a Casa Civil para acomodar Aro, que foi o líder do Palácio Tiradentes na Câmara dos Deputados até o fim de 2022. Ele não se candidatou à reeleição porque concorreu ao Senado na chapa encabeçada pelo governador, perdendo a eleição para Cleitinho Azevedo (Republicanos).
A chegada de Aro à Secretaria de Governo vai ao encontro dos planos do secretário chefe da Casa Civil, já que, segundo interlocutores do Palácio Tiradentes, ele deseja se candidatar novamente ao Senado. O vice-governador Mateus Simões (Novo) é pré-candidato ao governo de Minas Gerais em 2026.