O deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos) vai se licenciar do cargo na Câmara dos Deputados para focar seus esforços na campanha de 2026. Conforme O TEMPO havia publicado no início do mês, o Republicanos aposta em uma eventual candidatura do senador Cleitinho Azevedo para o governo do Estado de Minas Gerais nas próximas eleições e, com isso, a disputa pela vaga à Casa legislativa ficaria a cargo de Euclydes, que não descarta se lançar candidato ao Senado. O objetivo de Euclydes, por ora, é se aproximar das bases eleitorais nos municípios.

Ainda não foi divulgada a data em que o deputado pretende protocolar a licença. Entretanto, a expectativa é que ocorra nos próximos dias.

No lugar do parlamentar, assume Kátia Dias (Republicanos), que é a segunda suplente da vaga deixada pela eleição de 2022, quando ambos disputaram pelo antigo PSC a cadeira no Legislativo. O primeiro suplente da chapa, Duarte Júnior, já havia ocupado a vaga de Pettersen no ano passado, quando o presidente estadual do Republicanos se licenciou para se dedicar às campanhas municipais das eleições de 2024. Desta vez, entretanto, Duarte abdicou de retornar à Câmara.

A novata no Congresso é irmã do deputado estadual Noraldino Júnior, presidente do PSB em Minas Gerais e seria a única cadeira mineira do partido na Casa. Contudo, ela se filiou ao Republicanos na segunda-feira (17 de fevereiro), após um convite do presidente estadual da legenda.