O governo federal anuncia nesta quinta-feira (6 de fevereiro) o plano de 100 dias para o início das obras de duplicação da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, na região Leste de Minas Gerais, conhecido como "Rodovia da Morte". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no mês passado a concessão da via, após leilão realizado em 2024.

Lula não participará do anúncio do plano dos 100 dias, que acontecerá em Belo Oriente, a 270 de Belo Horizonte. Os ministros dos Transportes, Renan Filho, e das Minas e Energia, Alexandre Silveira, representam o presidente na cerimônia, que acontece às margens da rodovia às 13h30. A expectativa é de que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também esteja no local.

O trecho que passará por obras tem 303 quilômetros. No entanto, a parte inicial da via, na saída do Anel Rodoviário, na capital mineira, até Caeté, de aproximadamente 40 quilômetros, terá os trabalhos a cargo do governo federal. Esta parte da estrada é considerada a mais problemática, sobretudo pelo grande número de desapropriações a serem feitas.

Por isso, o governo retirou esta parte da rodovia entre a capital e Valadares do projeto de concessão. A avaliação era que se tratava de um entrave, pelo volume maior de recursos a serem aportados, para sucesso da privatização da via. Concluídas as obras, o trecho será entregue para a concessionária vencedora do leilão no ano passado. Ao todo ocorreram três tentativas frustradas de passar a rodovia para a iniciativa privada.

Ausência

Apesar de ter ocorrido em seu governo a assinatura da principal obra rodoviária de Minas Gerais, o presidente Lula não participará do anúncio do início das obras em Belo Oriente. Nesta quinta, o presidente tem agenda no Rio de Janeiro.

A reportagem questionou a Presidência da República sobre os motivos da ausência de Lula. Não houve resposta. Em nota, o governo afirmou que Lula tem reiterado a importância das obras. 

"São mais de R$ 9 bilhões de investimentos em melhorias nos 303,4 quilômetros de extensão, que abrangem 21 cidades. O contrato vai transformar a BR-381/MG em um modelo de segurança e eficiência, além de impulsionar a economia local, com a geração de cerca de 84 mil empregos, entre diretos, indiretos e efeito-renda", diz a nota. No Rio, Lula participará da cerimônia de reabertura da ala de emergência do Hospital Federal de Bonsucesso.

Confira abaixo como está a BR-381 nesta quinta-feira, data do início das obras

Tráfego em trecho da BR 381
Saída do Anel Rodoviário, e começo da BR-382, na divisa entre Belo Horizonte e Sabará (cujas obras ficarão sob responsabilidade do governo federal). Foto: Alex de Jesus.
Manutenção de trecho com alto índice de acidentes no distrito de Ravena, Sabará. Foto: Alex de Jesus.
Trecho concedido da BR 381
A estrada no trevo de Caeté, onde foi feita a duplicação pelo governo nas primeiras obras da rodovia, há dez anos. Foto: Alex de Jesus.
Tráfego na 381 entre os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade. Foto: Alex de Jesus.

Histórico

  • 1952 - Início da construção da BR-381;
  • 1990 - Primeiras negociações entre os governos estadual e federal para duplicação da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, à época já conhecida como "Rodovia da Morte";
  • 1998 - O governo de Minas assume a responsabilidade de realizar as obras;
    1999 - O governo de Minas devolve a rodovia para o governo federal;
  • 2009 - A duplicação da via é colocada no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);
  • 2014 - As primeiras obras começam, mas são paralisadas ao longo dos anos seguintes;
  • 2023 - O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a desestatização do trecho;
  • 2024 - O trecho é concedido à iniciativa privada em leilão.
  • Janeiro de 2025 - Assinado contrato para concessão do trecho;
  • Fevereiro de 2025 - Anunciado o plano de 100 dias para as obras.