Com a definição das comissões temáticas na Câmara dos Deputados nesta semana, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) afirmou ao Café com Política que integrará o Conselho de Ética e que punirá "deputado que resolver colocar peruca no Parlamento", em referência à atitude do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no Plenário há dois anos. A parlamentar também participará de outras três comissões. A entrevista, exibida nesta quarta-feira (19 de março), pode ser assistida na íntegra abaixo.
No programa, Duda disse que continuará nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Educação, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, temas que ela classificou como caros a ela, e que estreará na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. "Fica o recado para aqueles que não respeitam o regimento e a ordem social, que estarei também no Conselho de Ética", afirmou a deputada.
Ela acrescentou: "se algum deputado resolver colocar peruca no Parlamento, vai ser punido por uma travesti. Então fica aqui o recado. Está bem dado, eles sabem. Eu vou estar no Conselho de Ética punindo aqueles que não respeitam o regimento, o diálogo e o respeito com o diferente".
A parlamentar faz referência à atitude de Nikolas que, em 8 de março de 2023, no Dia Internacional da Mulher, subiu a tribuna do Plenário usando uma peruca e se intitulando “deputada Nikole”. Em tom de deboche, afirmou que se "sentia mulher" e fez ataques a transexuais. O caso foi arquivado depois de ir ao Conselho de Ética da Câmara.
O órgão é encarregado do procedimento disciplinar destinado à aplicação de penalidades em casos de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar no âmbito da Câmara dos Deputados. É um colegiado composto por 21 membros titulares, com mandato de dois anos. Os membros são responsáveis por votar o parecer do relator, que sugere a aplicação ou não de penalidade.
A entrevista foi conduzida pelas jornalistas Letícia Fontes e Cynthia Castro. Assista na íntegra abaixo:
Com redação de Salma Freua