Suplente na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Aline de Castro Santos foi nomeada diretora de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação na sexta-feira (25 de abril). Pessoa com deficiência (PCD), ela é bióloga, mestre e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua como ativista pela acessibilidade e inclusão. No ano passado, foi candidata pelo PSD. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). 

A O TEMPO, Aline afirmou que vai “investir na inclusão de forma ampla”. “Essa pauta vai além dos estudantes com deficiência - que, para mim, é um propósito de vida. Estamos falando de todos os estudantes que ainda vivem à margem do sistema".  

Para ela, a inclusão deve ser “política pública de base” e não um “anexo do ensino regular”, e destacou estar compromissada com a “efetivação da inclusão nos ambientes escolares, focando no pertencimento de todos os estudantes, valorizando os profissionais da educação e acolhendo a comunidade escolar”. 

Na mesma edição do DOM, Caio Rodrigues Caldeira foi nomeado para um cargo na Secretaria de Esportes. Ele é ex-presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB), executiva que compõe a direção da juventude do PSB, e filiado ao partido.  

Indicação 

Aline Castro foi escolhida para a diretoria pela secretária de Educação, Natália Araújo, que assumiu o cargo há duas semanas após a exoneração de Bruno Barral, investigado pela Polícia Federal. Ela disse ter recebido "com responsabilidade e muita alegria" o convite da líder da pasta e declarou que aceitou prontamente por acreditar na proposta da secretaria e na proposição política do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) de avançar com melhorias na área da educação.

Aline é filiada ao PSD - partido do prefeito reeleito Fuad Noman, que morreu em março em decorrência de complicações de um linfoma não-Hodgkin - e participou da campanha de Fuad à prefeitura. Em 2024, ela recebeu 2.246 votos e ficou como 10ª suplente do partido na CMBH.

Também na sexta-feira, o suplente de vereador do PSD Alexandre Boaventura foi exonerado e nomeado para um novo cargo na Secretaria de Educação. Ele deixou a coordenação de Projetos Especiais da Educação para chefiar a Assessoria de Comunicação Social.