Belo Horizonte oficialmente ganhou uma data oficial para homenagear os “legendários” - homens que integram um movimento voltado à “transformação pessoal” e à busca pela “melhor versão” de si mesmos. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) sancionou a lei, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (17/7). A norma é de autoria do vereador Wanderley Porto (PRD), que faz parte do grupo. Conforme informação exclusiva de O TEMPO, Minas Gerais lidera número de Legendários no Brasil, e uma versão feminina do grupo está em estudo.
O projeto foi aprovado sem ser votado por todos os vereadores. Conforme determina o regimento da Câmara Municipal, propostas que instituem datas comemorativas precisam apenas ser aprovadas pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), que analisa a constitucionalidade do texto. Só vão a plenário se um número de vereadores impugnarem o parecer da comissão, o que não ocorreu.
Com as aprovações do Legislativo e Executivo, 23 de julho passa a ser o Dia dos Legendários. A primeira comemoração será na semana que vem. A escolha da data de homenagem é por conta do dia de criação do movimento. O grupo foi criado pelo pastor Chepe Putzu, na Guatemala, em 23 de julho de 2015, e chegou ao Brasil em 2018.
Os Legendários organizam trilhas das quais apenas homens podem participar. Lá, eles ficam incomunicáveis e passam por "experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial", segundo o site do movimento.
Em Contagem, a data escolhida foi 14 de janeiro. Os vereadores da cidade na região metropolitana de Belo Horizonte aprovaram o projeto, de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), em 10 de junho.
Legendários na Câmara
Na reunião na CLJ, no final de maio, estiveram presentes na votação sete legendários, vestidos com o uniforme do grupo, incluso o parlamentar autor do projeto. Ele coloca na justificativa da proposta que a criação da data serve como um “reconhecimento oficial do impacto positivo desse movimento na cidade”, além de “incentivar a continuidade e o fortalecimento de suas ações". O parlamentar diz ainda que “a iniciativa reforçará o compromisso de Belo Horizonte com o respeito à diversidade religiosa e à promoção de valores que beneficiam toda a sociedade”.
Em Minas Gerais, além de Porto, outros políticos fazem parte do movimento, como o vice-governador Mateus Simões (Novo) e o prefeito de Divinópolis (região Centro-Oeste do estado), Gleidson Azevedo (Novo), irmão do senador Cleitinho (Republicanos). Porto argumenta que a “instituição desta data contribuirá para o fortalecimento da identidade do movimento na capital mineira, ampliando o alcance de suas atividades e possibilitando que mais pessoas sejam impactadas por seus princípios e propósitos”.
O parlamentar avalia também que “em Belo Horizonte, os Legendários desempenham um papel relevante na comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária, baseada em princípios de respeito, empatia e compromisso espiritual”.
O objetivo da homenagem seria para reconhecer e valorizar o “impacto positivo que o movimento tem proporcionado à sociedade" e reconhecer a “relevante atuação” do movimento em Belo Horizonte.