A Praça do Papa, como é amplamente conhecida pela população de Belo Horizonte, pode ter esse nome reconhecido de forma oficial. Um projeto do vereador Uner Augusto (PL) propõe a mudança da denominação atual - Praça Governador Israel Pinheiro - para a que já é usada popularmente desde a visita do Papa João Paulo II à capital mineira, em 1980. O local fica no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul.
No projeto, o vereador destaca um abaixo-assinado que tem a assinatura de ao menos 80% dos moradores do logradouro, acompanhado dos respectivos comprovantes de residência, conforme exigência da legislação municipal. O parlamentar, que faz parte da Frente Cristã, justificou a mudança à necessidade de se adequar a denominação oficial à realidade “histórica", “simbólica” e “cultural”.
“O nome se incorporou à identidade cultural da cidade, sendo utilizado por órgãos públicos, meios de comunicação, mapas, aplicativos de navegação, placas de sinalização urbana e materiais turísticos. A consagração popular do nome, aliada à sua importância histórica e religiosa, justifica plenamente sua oficialização”, argumenta.
Por se tratar da mudança de nome de um logradouro, o projeto tramita apenas na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), sem necessidade de votação em plenário, salvo se houver pedido de um décimo dos vereadores. Com isso, a proposta pode ser aprovada com rapidez. Além disso, o presidente da CLJ é o próprio autor do texto, vereador Uner Augusto.
Praça pode ter estátua do pontíficie
No topo da praça, há uma cruz de 26 metros de altura. Na semana passada, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) revelou que a Prefeitura de Belo Horizonte estuda instalar ainda uma estátua do pontífice, a pedido da Arquidiocese da capital. A praça está em obras há mais de um ano, com previsão de entrega parcial em agosto deste ano.
O restante das obras deve ser concluído em dezembro de 2025, segundo Damião. A entrega total da praça foi adiada duas vezes pela PBH. Inicialmente, as intervenções acabariam em dezembro do ano passado, depois passou para junho deste ano, e agora a prefeitura prorrogou o prazo em 150 dias, passando a previsão de término para 14 de dezembro, um ano depois da estimativa inicial.
A praça é um dos principais pontos turísticos da capital. Por estar a mais de 1,1 mil metros de altitude, oferece vista panorâmica da cidade.