O presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, vereador Thiago Almeida (PSD), defendeu o projeto que prevê a criação de uma ligação direta entre os bairros Vila da Serra e Belvedere, em Belo Horizonte. Na avaliação do parlamentar, a proposta pode contribuir para redução do trânsito e do tempo de transporte para quem realiza o trajeto entre as cidades da região metropolitana. Almeida foi entrevistado pelo programa Café com Política, exibido no canal do YouTube de O Tempo nesta terça-feira (29 de abril).

Conforme o vereador, o projeto da Prefeitura de Nova Lima soma-se à obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O empreendimento que prevê a construção da terceira faixa de rolamento, no sentido Santa Lúcia, foi temporariamente suspenso após solicitação dos moradores no local. Recentemente, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), declarou que pretende dar continuidade às intervenções.

Além disso, Almeida também defende uma proposta de alargamento do pontilhão em Nova Lima, que amplia o número de pistas de acesso para seis. Conforme o vereador, este projeto ainda está em estudo, sem prazo definido para obras e conclusão.

“Acho que  a obra mais importante que teremos, que vai passar por uma consulta pública, é a da linha férrea, que eu acho que é essa que realmente vai poder ajudar a desobstruir o trânsito da forma que está ali hoje”, pontua.

A obra em questão é um projeto da Prefeitura de Nova Lima, do Parque da Linha Férrea, que tem uma extensão de 5,2 quilômetros, conectando o bairro Olhos D’Água, na altura da MGC-356, em Belo Horizonte, à entrada da Mina de Águas Claras, próxima ao bairro Jardim da Torre, em Nova Lima. A proposta é criar uma avenida que corta o parque, com rolamento em ambos os sentidos, canteiros centrais, ciclovia e passeios ao longo de sua extensão. Nesta quarta-feira (30 de abril), haverá uma consulta pública sobre o projeto.

“É o único caminho hoje que é acessível, que vai desobstruir o trânsito de Belvedere, do Vila da Serra, de Nova Lima em si, porque a obra vai ligar todas as outras que estamos fazendo. Vamos conseguir passar, de fato, pela linha férrea e cair direto no Anel Rodoviário, sentido Rio de Janeiro”, defende Almeida.

‘BH tem que se colocar como mãe das cidades ao redor’

De acordo com o presidente da Câmara de Nova Lima, a iniciativa depende da articulação entre os Executivos da Grande BH e do estado, bem como da aprovação de projetos de desafetação por parte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para Almeida, a realização das obras será possível por meio do diálogo, especialmente com Belo Horizonte. Por isso, ele defende uma maior integração da região metropolitana.

“Nós temos que pensar em Belo Horizonte como uma metrópole, uma capital, e Belo Horizonte tem que também se colocar como mãe dessas cidades que estão ao redor”, diz. “Nós nos colocamos à disposição de realmente abrir um diálogo, criar uma integração para que a gente possa falar e discutir junto.”