O prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), cobrou maior integração entre as prefeituras, governo do Estado e a União para que as obras de mobilidade previstas para o município saiam do papel. Em entrevista ao programa Café com Política, exibido no canal no YouTube de O TEMPO nesta quarta-feira (7 de maio), o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) diz esperar que, até 2028, a maior parte das intervenções possam estar concluídas.

 "No que depender do prefeito de Nova Lima, pode ter certeza de que as obras serão concluídas. Só que política é assim: tem que estar todo mundo remando no mesmo caminho. Atrapalhar é fácil demais", avaliou. 

Conforme João Marcelo, a mobilidade urbana é um dos maiores desafios para a gestão de Nova Lima. Apesar de avaliar que houve avanços, ele espera finalizar as obras previstas até o final de seu segundo mandato. Na entrevista, o prefeito destacou alguns projetos para solucionar o trânsito em Nova Lima, que abrange também outras cidades como Sabará e Belo Horizonte.

O primeiro é uma estrada que liga Nova Lima a Sabará. De acordo com João Marcelo, melhorias na via devem desafogar o trânsito da MG-030, para quem segue para a BR-381 ou para a região Leste de Belo Horizonte. Apesar de ser uma via estadual, a Prefeitura de Nova Lima assinou um convênio com o governo de Minas para delegação do trecho ao município. O asfaltamento foi iniciado, e a expectativa é que a intervenção seja finalizada em um ano.

Outro projeto é da avenida de Integração Rio de Peixe, que conecta a região central de Nova Lima. Para a iniciativa, foi assinado um acordo com a mineradora Vale, que irá custear 16 quilômetros dos 22 totais a passarem por intervenções. João Marcelo explica que um dos trechos está entrando em fase de licitação, enquanto o outro ainda está na elaboração do projeto. A previsão é que a obra seja concluída entre 2027 e 2028, ao final de seu mandato.

“Ela é importante não só pelo aspecto de mobilidade, mas também pelo aspecto de desenvolvimento. Vai interiorizar o desenvolvimento da cidade, abrindo um novo vetor de crescimento para atração de indústrias de alto valor agregado, de novos empreendimentos. Então, ela é uma via importante para o futuro da nossa cidade”, diz o prefeito.

João Marcelo cita também as obras na avenida Dr. Flávio Guimarães, paralela à MG-030. Com o prazo de um ano, a intervenção deve se somar ao projeto do Parque da Linha Férrea, que conecta o bairro Olhos D’Água, na altura da MGC-356, em Belo Horizonte, à entrada da Mina de Águas Claras, próxima ao bairro Jardim da Torre, em Nova Lima.

Para implementação do parque, Nova Lima realizou, recentemente, uma audiência pública sobre o projeto, que cria uma avenida que corta o parque, com rolamento em ambos os sentidos, canteiros centrais, ciclovia e passeios ao longo de sua extensão. A próxima fase é submeter a avaliação do projeto para os órgãos competentes. João Marcelo acredita que o mesmo deve ser entregue em até dois anos.

O parque da Linha Férrea, porém, foi questionado pela deputada federal Duda Salabert (PDT) após três comunidades quilombolas que estão no raio de impacto das obras não terem sido ouvidas no processo. A parlamentar enviou ofícios ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e ao Ministério Público Federal (MPF) apresentando supostas inconsistências no projeto.

Por fim, há um acordo entre as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima para quatro grandes obras na região, sendo duas de responsabilidade da capital. Uma delas é o alargamento do viaduto da Raja Gabaglia. Outra, sob responsabilidade de Nova Lima, também é um viaduto na BR-356, que será feito por meio de contrapartidas urbanísticas dos empreendimentos imobiliários na cidade.

Questionado sobre a viabilidade da execução de todos esses projetos ainda neste mandato, João Marcelo demonstrou expectativas positivas. “Nesse momento, graças a Deus, conseguimos colocar todo mundo remando no mesmo caminho”