O governo de Minas Gerais quer a ampliação da Linha 1 do metrô até o Viaduto do Beatriz, em Contagem. O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (9 de maio), no Ministério das Cidades, em Brasília. O pleito da gestão Romeu Zema (Novo) prevê a construção de aproximadamente 3,5 quilômetros de trilhos e duas novas estações: nos bairros Parque São João e Beatriz. Uma terceira estação neste trecho da linha férrea, no bairro Novo Eldorado, já está prevista no contrato de concessão da Linha 1 e deve ser construída pela Metrô BH com os recursos já disponibilizados.

A proposta da administração estadual atende a uma reivindicação antiga da prefeitura de Contagem. O anúncio do pedido de obras pelo governo do Estado foi feito pelo vice-governador Mateus Simões (Novo). A entrega da proposta contou com a presença da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e do secretário de Infraestrutura do governo mineiro, Pedro Bruno.

“O secretário Pedro Bruno (Sinfra), acompanhado da prefeita Marília, esteve em Brasília para tratar da captação de quase R$ 1 bilhão para expansão da Linha 1 do metrô até o viaduto Beatriz. Isso é importante para atender uma população enorme que pega um ônibus até o corredor Amazonas e depois enfrenta todo corredor até chegar ao centro de Belo Horizonte, para trabalhar. Isso vai fazer com que a Linha 1 chegue efetivamente à cidade de Contagem, porque hoje ela chega às franjas da cidade de Contagem, mas não entra na cidade, isso muda a vida da população da cidade”, destaca o vice-governador apostando que o pleito será aceito pelo governo Lula.

Para as duas novas estações, o governo de Minas pede que o governo federal disponibilize mais R$ 1 bilhão, que seria o valor estimado para levar o metrô até a região e tornar viável a execução da obra.

Para Marília Campos, a proposta complementa a infraestrutura de transportes na cidade. "A nova estação será um eixo central do nosso Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto que conecta Contagem à Região Metropolitana com mais conforto, segurança e eficiência para quem depende do transporte público", afirmou em vídeo gravado após o encontro em Brasília.

Pleito antigo

A ampliação do metrô em Contagem foi um dos assuntos tratados como prioridade pela prefeita petista durante sua posse, em 1º de janeiro. A prefeita destacou que era necessário estreitar laços para viabilizar a ampliação das estações na cidade, que atualmente conta apenas com a estação Eldorado.

Além disso, Marília Campos também tem trabalhado para a retomada do trem de passageiros na região metropolitana de Belo Horizonte, cuja linha atualmente é utilizada apenas para o transporte de cargas. O assunto também tem sido discutido na Câmara Municipal de Belo Horizonte.