A retomada do serviço do trem de passageiros na região metropolitana de Belo Horizonte será tema de audiência pública na Câmara Municipal da capital nesta quinta-feira (8 de maio). Promovido pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, o encontro partiu da demanda do Movimento Pela Volta do Trem de Passageiros na RMBH, que reúne trabalhadores ferroviários, técnicos, pesquisadores, movimentos sociais e sociedade civil. A reunião será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

De acordo com a Casa Legislativa, o movimento defende que o contrato de concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que vence em 2026, não seja renovado com a atual administradora. A proposta é que ocorra um novo acordo que contemple a volta do transporte de passageiros.

A audiência em Belo Horizonte foi solicitada pelos vereadores Dr. Bruno Pedralva (PT), Helton Junior (PSD) e Luiza Dulci (PT). Esta será a segunda reunião sobre o assunto realizada por demanda do movimento em 2025. Em fevereiro, o tema foi levado à discussão em audiência na Câmara de Contagem.

Para participar do encontro, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de BH (Sumob), da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra/MG), da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, do Ministério das Cidades e de movimentos sociais.