O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comemorou o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade concedido ao Cânion do Peruaçu, localizado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no norte do estado. Com a qualificação, confirmada neste domingo (13 de julho), o parque ganha visibilidade internacional, impulsiona o turismo sustentável na região e fortalece a necessidade de sua preservação.
Em publicação no Instagram, Zema compartilhou um vídeo de quando o governador visitou o local. “Um orgulho imenso pro nosso estado! Estive no Peruaçu e vi de perto a grandiosidade desse lugar. Agora, o mundo inteiro reconhece essa maravilha, que vai atrair ainda mais turistas”, disse o chefe do Executivo mineiro.
O vice-governador Mateus Simões (Novo) também usou as redes sociais para comentar o título. Em 2023, Simões esteve em Paris para tratar sobre o reconhecimento do Vale do Peruaçu com representantes da Unesco.
“Minas é terra de história, cultura e agora, mais uma vez, de reconhecimento mundial”, diz, lembrando do outro título concedido ao estado sobre os modos de fazer o queijo Minas artesanal, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “O Parque Cavernas do Peruaçu se junta à lista de Patrimônios Naturais da Humanidade pela Unesco. Orgulho que vem da nossa terra e inspira o mundo.”
O deputado federal Rogério Correia (PT), na plataforma “X”, publicou uma imagem sobre a concessão do título. “Do coração do Norte de Minas para o mundo”, diz o material.