O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT) superou a sabatina para ser indicado para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Em uma arguição marcada por trocas de afagos, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa deu aval nesta terça-feira (15/7) à indicação de Alencar para a vaga deixada pelo ex-conselheiro José Alves Viana há mais de um ano.
O parecer favorável a Alencar será agora levado ao plenário da Assembleia. Como a Casa entrará em recesso nesta terça, a indicação será votada apenas em agosto, quando os trabalhos serão retomados no dia 1°. Caso o plenário aprove a indicação, o governador Romeu Zema (Novo) terá 30 dias para nomeá-lo e o TCE-MG terá outros 30 para empossá-lo como conselheiro.
O deputado Sargento Rodrigues (PL), que chegou a ensaiar uma candidatura contra Alencar, pediu ao colega “altivez, altruísmo e, acima de tudo, seriedade” como conselheiro. “O que esperamos dele é que continue sendo uma pessoa dinâmica e que apresente os resultados satisfatórios que a sociedade merece de cada um de nós”, afirmou Rodrigues, o primeiro a falar.
De olho nas duas vagas restantes do TCE-MG cuja indicação é uma prerrogativa da Assembleia, Rodrigues fez um aceno ao presidente Tadeu Leite (MDB), o Tadeuzinho, ao elogiar o critério da idade escolhido para que Alencar fosse candidato único. “Você não tem experiência com a tenridade. Você só tem experiência com a idade e com o largo trabalho prestado”, disse.
Ao responder Rodrigues, Alencar afirmou “ter certeza absoluta” que ele e Rodrigues podem estar juntos novamente. “Vamos caminhando”, pontuou ele. “Com toda experiência que tem no seu sétimo mandato, me sinto honrado em poder representá-lo nesta primeira vaga e representar toda esta Casa”, acrescentou o ainda 2° secretário da Mesa Diretora.
Outro candidato às duas vagas restantes, cuja eleição ainda não foi aberta por Tadeuzinho, o deputado Dr. Wilson Batista (PSD) elogiou Alencar, que, segundo ele, é “uma pessoa bem intencionada”. “Sou um eleitor seu. Você merece, você tem a trajetória, você tem muitos anos de experiência e tem a idade, que também é um mérito”, apontou Dr. Wilson.
Alencar chegou a se emocionar quando o deputado Professor Cleiton (PV) lembrou de um conselho dado pelo candidato em um “momento difícil” em seu primeiro mandato. “Acho que completo um ciclo na minha vida no Legislativo. Acho que a gente tem a hora de sair do município e vir para o Estado e, agora, está na hora de eu dedicar a minha vida a outro órgão”, afirmou o 2° secretário.
Ex-presidente da Assembleia, o deputado Adalclever Lopes (PSD) disse que vai sentir falta de Alencar, que, conforme ele, sempre dá “a palavra certa”. “Eu tenho certeza que você vai ser votado por unanimidade. Você vai ter todos os votos em plenário. (...) Vamos rumo à vitória”, concluiu Adalclever, que ainda chegou a se referir ao candidato como um “conciliador”.
Quando questionado pelo relator, Noraldino Júnior (PSB), quais são os saberes que considera ser necessário para ser indicado, Alencar defendeu que sempre foi conciliador. “Tive de conviver, me relacionar e fazer uma conciliação com mais de 330 deputados (desde que foi eleito). Quantas foram as vezes que tivemos projetos que um segmento seria ou se dizia prejudicado e outro era beneficiado e nós conseguimos fazer essa articulação?”, exemplificou.