O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), fez duras críticas à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que as portas estão fechadas para Divinópolis e que haveria dificuldades por parte do governo federal no pagamento de emendas parlamentares do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos). Em entrevista ao programa Café com Política, exibido no canal no YouTube de O TEMPO desta quarta-feira (30 de julho), Gleidson também rejeitou o rótulo de que a família forma um “clã político” e afirmou que sua reeleição foi resultado de trabalho próprio.
Conforme Gleidson, o governo Lula não estaria dando a devida atenção para Divinópolis, cidade localizada no centro-oeste de Minas Gerais. Ele cita obras paralisadas e acidentes na BR-494 como exemplos de situações que vêm ocorrendo na cidade por falta de investimentos.
“Infelizmente, as portas estão totalmente fechadas. Até emenda do meu irmão tem uma dificuldade muito grande de ser paga, do senador Cleitinho”, afirma.
Por conta da dificuldade na relação, o prefeito teme que isso possa respingar no funcionamento do Hospital Regional de Divinópolis, em construção pelo Governo de Minas, mas que será destinado ao hospital-escola da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Conforme Gleidson, a expectativa é que a unidade esteja funcionando até março de 2026.
“Eu acredito muito na palavra do governo Zema. Agora, a gente tem que esperar, assim que ele entregar o hospital, se o governo federal vai cumprir também”, pondera.
Família na política
Além de Gleidson como prefeito de Divinópolis e Cleitinho como senador, irmãos gêmeos, a família também conta com o deputado estadual Eduardo Azevedo (PL). Gleidson afasta a ideia de que haja uma concentração de poder político por conta da atuação dos irmãos. Ele cita, por exemplo, que nunca foi indicado para ocupar algum cargo quando Cleitinho era deputado e afirma que a eleição dos familiares ocorreu pelo voto da população.
“Eu tenho a humildade para poder falar isso: na minha primeira eleição, quem me elegeu foi o Cleitinho - 95% de quem votou em mim, votou no Cleitinho, por apostar no Cleitinho. Hoje eu sou o prefeito mais bem votado da história de Divinópolis, o político mais bem votado da história de Divinópolis graças ao meu trabalho. Eu tenho certeza que, na minha reeleição, quem votou em mim, votou no Gleidson, e não no Cleitinho”, argumenta.