A deputada federal Dandara Tonantzin (PT) vai desistir do processo judicial movido contra o Partido dos Trabalhadores, exigindo que a legenda permitisse sua candidatura a presidente do diretório de Minas Gerais nas eleições internas previstas para o próximo domingo (13/7). Ela divulgou um vídeo nas redes sociais ao lado do presidente nacional eleito para a legenda, Edinho Silva, justificando que a decisão é um passo em busca da unidade partidária.

“Derrotar o fascismo exige coesão e coerência partidária; dispersão é um luxo de quem imagina já ter vencido, não de quem ainda precisa assegurar comida na mesa, emprego digno e soberania ao nosso povo. Por isso, decidimos que não levaremos o processo judicial adiante. Isso não é um passo atrás. É um salto para o futuro”, disse ela.

No vídeo, Edinho destacou que o Brasil sofre com o ataque de um governo autoritário, do norte-americano Donald Trump, e agradeceu à decisão de Dandara, que classificou como “ato de grandeza”. “Com essa sua decisão (Dandara) nós poderemos trabalhar pelo futuro e pela unidade do partido em Minas Gerais, numa conjuntura como essa que nós estamos vendo, quando nosso país é atacado por esse governo autoritário de viés fascista do Donald Trump”, disse o presidente eleito da legenda.

 

“A história ensina que a intransigência e os arroubos antidemocráticos desgastam e desmobilizam o nosso maior patrimônio, a militância. Com este gesto, queremos transformar tensões internas em sinergia programática e deixar claro quem é o inimigo real a ser combatido”, concluiu Dandara. 

A decisão vem após a justiça derrubar uma liminar que favorecia Dandara e permitia a inclusão do nome da parlamentar na disputa. Por causa disso, a votação em Minas, que deveria ter ocorrido no último fim de semana (6/7), acabou adiada.

Após a inscrição das chapas, foi descoberto que a parlamentar não tinha feito o pagamento de uma dívida partidária dentro do prazo exigido pelas regras eleitorais da legenda. Ela alegou erro bancário, mas as instâncias de decisão do PT não consideraram os argumentos de Dandara.