O clube de pôquer que funciona em imóvel pertencente ao estado de Minas Gerais localizado na Avenida Álvares Cabral, no centro de Belo Horizonte, terá que deixar o local em 30 dias. A construção, que já abrigou uma agência da Minas Caixa, banco estatal extinto, e o Museu dos Bombeiros, funciona como clube de pôquer desde 2024, em contrato de aluguel assinado entre o estado e o Automóvel Clube, responsável pelo estabelecimento, conforme mostrou reportagem de O Tempo.
Após a publicação da matéria, no último dia 6 de julho, o governo do estado informou que analisaria o contrato de aluguel do imóvel, e que o uso da construção como clube de pôquer não estava previsto em termo de permissão. Nesta quinta-feira (14/8), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão disse que, após a análise, e também depois da apresentação de argumentações apresentadas pelo Automóvel Clube, ficou confirmada a incompatibilidade entre as atividades hoje desenvolvidas no imóvel e o termo assinado entre as partes.
Segundo o governo, o contrato previa exclusivamente atividades e eventos voltados para o incentivo à cultura, à divulgação da história da sociedade mineira, à promoção da socialização e para os fins institucionais da associação (Automóvel Clube). Em razão disso, uma notificação foi expedida para que o uso do imóvel seja adequado ao previsto em contrato.
O prazo para cumprimento é de 30 dias, conforme a decisão do governo, comunicada hoje à reportagem. Caso o clube de pôquer não deixe o local, há o risco de ruptura unilateral do contrato. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com representante do Automóvel Clube.
O pôquer é permitido no Brasil por não estar incluído na legislação como um jogo de azar. Segundo o governo, o contrato com o Automóvel Clube para aluguel da loja vai até 2038. O estabelecimento funciona das 17h às 5h todos os dias. O clube ocupa todo o segundo andar da loja. Da entrada, em toda a escada e no salão, o chão é coberto por um carpete vermelho
Há cerca de 15 mesas com até dez lugares em cada. Em uma das laterais do ambiente, ficam três salas com mesas e cadeiras, que também podem ser usadas pelos jogadores. Acima de todas as mesas foram instaladas câmeras de segurança que pendem do teto. Um caixa com atendentes fica à disposição dos frequentadores para compra de fichas.Televisões sintonizadas em jogos de pôquer foram instaladas em parte das paredes do salão. Um bar e um restaurante também funcionam no local.