A Câmara Municipal de Belo Horizonte contratou a construção de uma estátua em homenagem ao ex-presidente da Casa, Álvaro Antônio Teixeira Dias, que foi vereador entre 1971 e 1983, além de ter sido deputado estadual e federal. O cargo de presidente do Poder Legislativo municipal foi exercido pelo ex-parlamentar no biênio 1973/1974. Álvaro Antônio morreu em 2003 e é pai do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), que tem base eleitoral no Barreiro.
O atual presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), também tem a região como seu principal reduto eleitoral. Ainda não está decidido onde a estátua será instalada. Uma imagem em tamanho natural do também ex-vereador Elias Murad, falecido em 2013, foi colocada na Praça da Constituinte, que fica próxima à entrada principal da câmara, em 2023.
Outra estátua encomendada recentemente, mas pelo Poder Executivo, foi a do ex-prefeito Fuad Noman, que morreu em março. A imagem será instalada na praça que leva o nome do ex-prefeito, na Avenida Afonso Pena, no Centro da capital. Fuad deverá ser homenageado ainda dando o nome ao Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A proposta, apresentada pelo governo municipal, está em análise na Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara dos Vereadores.