Quatro deputados eleitos em outubro informaram ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) que não vão comparecer a cerimônia de diplomação da Justiça Eleitoral, que ocorre na tarde desta quarta-feira (19) no Palácio das Artes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
São eles: os deputados federais eleitos Aécio Neves (PSDB), Weliton Prado (Pros) e Rodrigo de Castro (PSDB), e o deputado estadual João Leite (PSDB).
Já havia rumores da ausência do atualmente senador Aécio Neves na solenidade por conta do desgaste que ele tem enfrentado por causa de denúncias de corrupção. A mais recente delas, divulgada no início deste mês, aponta que ele teria pedido e recebido pelo menos R$ 130 milhões de propina do grupo econômico JBS.
O presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, informou que eles podem buscar os diplomas a partir desta quinta-feira (20) e não há prazo limite. Os parlamentares não precisam explicar os motivos para não comparecerem à solenidade, mas Rodrigo de Castro e Weliton Prado haviam informado que tinham compromissos de votação no Congresso.
Diplomação
O governador eleito, Romeu Zema (Novo), e o vice, Paulo Brant (Novo), serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) nesta quarta-feira (19), em cerimônia no Palácio das Artes, na região Centro-Sul da capital mineira.
Além dos representantes do Executivo, receberão seus diplomas os 77 eleitos para os cargos de deputados estaduais e os 53 deputados federais. Também entram na lista de diplomação os senadores eleitos por Minas, Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS), e os dois suplentes de cada um deles. Com a diplomação, os políticos eleitos já podem tomar posse.
Ausências
Os atuais chefes titulares do poderes Executivo e Legislativo do Estado não compareceram à solenidade. O governador Fernardo Pimentel (PT) é epresentado pelo secretário de Governo, Odair Cunha. Já o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Adalclever Lopes (MDB), é representado pelo 1° vice- presidente da Casa, Laffayete Andrada (PSD).