Pré-candidato à reeleição em 2026, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) voltou as atenções do mandato às regiões do Rio Doce e do Vale do Aço. O Aparte apurou que a ex-deputada federal Alê Silva (PRD) é a nova encarregada pela interlocução entre o senador e prefeitos do Leste do Estado.
Fora da Câmara dos Deputados desde 2023, quando encerrou seu único mandato como deputada federal, Alê Silva tem domicílio eleitoral em Ipatinga, Vale do Aço. Em busca de recall, ela chegou a ser candidata à prefeitura no ano passado, mas o prefeito Gustavo Nunes (PL) foi reeleito.
Viana é natural de Braunas, Rio Doce. Em 2018, quando foi eleito, o senador foi o segundo candidato mais votado no Vale do Aço, mas, na região onde nasceu, foi apenas o quarto, com 28,6% dos votos válidos. O atual prefeito de Ibirité, Região Metropolitana, Dinis Pinheiro (Republicanos), foi o mais votado em ambas.
Viana já aparece nas redes sociais de Alê. No último dia 9, a ex-deputada federal repercutiu críticas do senador às penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. Advogada, Alê atua na defesa de parte deles.
Atrás de viabilizar uma nova candidatura ao Senado, Viana já havia voltado à TV no último mês como apresentador de um programa diário, de 25 minutos, na Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais. O senador estava fora da televisão desde 2018, quando deixou a Record Minas para se candidatar à Casa Alta.