O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), realizou nesta sexta-feira (25/7) sua terceira mudança de comando nas administrações regionais nesta semana. Desta vez, a troca ocorreu na administração adjunta da Regional Leste. Saiu o antigo adjunto, José Henrique de Oliveira Neto, e entrou uma nova gestora, Mariana Cândida de Souza Vieira, que até então atuava como assessora parlamentar de Diego Sanches (Solidariedade). A região Leste é reduto eleitoral do vereador.
O parlamentar confirmou que o nome foi indicado por ele, em conjunto com o vice-presidente estadual do Solidariedade, deputado Professor Wendel Mesquita. Segundo ele, a escolha teve caráter técnico e político, e a Regional Leste foi selecionada por ser uma área de forte atuação do mandato.
Sanches lembrou ainda da participação do partido na candidatura de Fuad Noman (PSD), que acabou levando Damião à cadeira de prefeito. “O partido Solidariedade, à época, foi o primeiro a aderir à campanha do prefeito Fuad e do vice Álvaro Damião, por acreditar nesse projeto que hoje, mesmo com a perda irreparável do nosso eterno Fuad Noman, ainda vem transformando Belo Horizonte sob a liderança do prefeito Álvaro Damião, que tomou posse no dia 3 de abril”, afirmou.
Em entrevista ao Café com Política, em maio, o vice-presidente da sigla cobrou de Damião o cumprimento de um acordo firmado com Fuad, que envolveria o comando da Secretaria de Esportes. Embora tenha evitado críticas diretas ao chefe do Executivo municipal, o dirigente declarou que a prefeitura estava em dívida com o partido. Segundo ele, uma reunião com o prefeito e com o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), que tem atuação nos bastidores da política municipal, deveria ocorrer em breve para tratar do assunto, e que ele poderia aceitar cargos que não fossem no primeiro escalão.
Neste mês, após meses de nomeações a "conta-gotas", Damião distribuiu dezenas de cargo. Entre os nomeados, estava Guilherme Sampaio, que se tornou diretor da regional Norte na Coordenadoria de Vilas e Favelas. Ele era assessor do vereador Rudson Paixão, também do Solidariedade, que tem base eleitoral na região. Na época, ao ser questionado se havia indicado o nome, o vereador não respondeu diretamente, limitando-se a dizer que “a prerrogativa de nomeação é da Prefeitura”. “Nosso compromisso é com o bom uso da máquina pública e com a melhoria dos serviços para a população. Por isso, defendemos que qualquer ocupação de cargo de confiança se dê com base na capacidade de entregar resultados à população de nossa cidade”, afirmou na ocasião.
Já Diego Sanches afirmou que apesar de o prefeito Fuad Noman ter se “comprometido a nomear o Pelé do Vôlei para a Secretaria Municipal de Esportes”, a indicação da adjunta da Regional Leste “não foi uma compensação”. “Mas sim uma indicação para fortalecer as ações e atender às diversas demandas da região beneficiando os moradores com mais entrega e trabalho”, completou.
Tanto Sanches quanto Rudson votaram a favor do candidato da Família Aro, o vereador Professor Juliano Lopes (Podemos), na disputa pela presidência da Câmara. À época, ele concorria contra o nome apoiado por Álvaro Damião - e venceu. Apesar da rusga, um acordo entre o grupo de Aro e o prefeito foi firmado posteriormente, o que levou a maioria dos vereadores para a base de apoio de Damião.
Leste e Barreiro também passaram por troca
Na quinta-feira (25), a então adjunta da Regional Oeste, a ex-vereadora Luzia Ferreira (Cidadania), foi promovida à chefia da unidade. Ela participou da campanha de Fuad em 2024. Enquanto isso, a titular foi exonerada.
Antes disso, na quarta-feira (24), Helton Damaceno Bispo foi efetivado como administrador da Regional Barreiro após três meses como interino. As mudanças feitas por Damião são as primeiras nas administrações regionais desde que ele assumiu a prefeitura em definitivo. As "Administrações Regionais" auxiliam as secretarias municipais na implementação das políticas públicas regionalmente. Existem dez na capital: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha, Venda Nova e Hipercentro.