Quinze dias após deixar a Secretaria de Relações Institucionais de Belo Horizonte, o ex-vereador Ramon Bibiano da Casa de Apoio (Republicanos) foi nomeado como assessor parlamentar do vereador Cleiton Xavier (MDB). A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (25/7).
Após não conseguir a reeleição em 2024, quando ficou como 3º suplente do Republicanos, Bibiano foi acomodado pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) na Secretaria de Relações Institucionais, conduzida interinamente pelo secretário de Governo, Guilherme Daltro. O ex-vereador foi exonerado somente nove dias depois de ser nomeado.
Bibiano é o segundo ex-vereador a integrar o gabinete de Cleiton Xavier. Desde abril, Jorge Santos (Republicanos) é assessor parlamentar do ex-investigador da Polícia Civil. Os três compõem o mesmo grupo político, formado em torno do ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte Gabriel Azevedo (MDB).
Bibiano foi o protagonista da eleição que alçou Gabriel à presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte entre 2023 e 2024. Então filiado ao PSD, mesmo partido do ex-prefeito Fuad Noman (1947-2025), o ex-vereador foi responsável pelo voto de minerva para eleger o emedebista contra o candidato da prefeitura, o ex-vereador Claudiney Dulim (Avante).
Procurado pelo Aparte, Cleiton Xavier não atendeu às tentativas de contato da reportagem até a publicação desta nota. Tão logo se manifeste, o posicionamento será acrescentado. O espaço permanece aberto.