RenovaBR

Curso de renovação política coloca alunos para realizar ações voluntárias

No próximo sábado, o grupo vai realizar atividades em 445 cidades brasileiras, sendo 81 de Minas Gerais

Por Léo Simonini
Publicado em 03 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

No próximo sábado, o grupo RenovaBR vai realizar ações voluntárias em 445 cidades brasileiras, sendo 81 de Minas Gerais, para marcar o período de exatamente um ano para as eleições municipais de 2020. O trabalho voluntário ficará a cargo dos 1.400 alunos que fazem parte da segunda turma do curso criado pelo grupo, que tem como objetivo instruir pessoas comuns que tenham o interesse de ingressar na vida pública. Ao todo, há pessoas de 30 partidos políticos diferentes inscritas.

Esses alunos vão atuar em melhorias em praças, parques, creches, quadras esportivas e outros equipamentos públicos em mau estado de conservação, e as atividades propostas por eles passam por áreas como educação, saúde, meio ambiente, transporte, inclusão e tecnologia. Essa iniciativa é a primeira desse modelo do RenovaBR, e tem como objetivo impactar positivamente as cidades e testar a capacidade de mobilização dos participantes que pretendem entrar para a política.

“Nossos 1.400 alunos irão desenvolver projetos de doação, revitalização, reforma, educação e outras ações que remetem à renovação política. Só em BH temos 39 alunos e em Minas prevemos que em 81 municípios haverá alguma ação. Temos um total de 181 pessoas matriculadas em todo o Estado, ficando atrás apenas de São Paulo”, explicou Rodrigo Cobra, diretor de seleção do grupo.

Dentre as ações previstas para Minas Gerais, destacam-se as ideias de Natália Soares Severiano Almada, que pretende “recrutar professores voluntários para desempenhar um trabalho de acompanhamento escolar em um abrigo”. “Vou identificar as principais necessidades e fazer uma escala de aula com professores voluntários”, explicou, referindo-se à Associação Irmão Sol – Casa das Meninas, em Belo Horizonte. 

Também na capital, Sheilla Mara Piancó Pinto quer “criar um espaço de brincar para as crianças do Abrigo Pompeia”, enquanto Pedro Auarek deseja reinaugurar a sede do Conselho Particular Santa Efigênia, da Sociedade São Vicente de Paulo.

Criado em 2017, o grupo está em sua segunda turma. Naquele ano foram 4.000 interessados no curso, e após uma seleção ficaram 133 alunos. Desses, 117 se candidataram em 2018 e 17 foram eleitos, sendo um senador, nove deputados federais e sete estaduais pelo país. 

No curso deste ano, iniciado em agosto e que se encerra em dezembro, o RenovaBR recebeu 31 mil pedidos de inscrição. “O curso não tem custo e deu um salto muito grande. Agora ele é majoritariamente online, com 96 horas de dedicação, em aulas semanais. Ampliamos nossa rede de monitores e conseguimos dar um atendimento mais personalizado”, explicou Cobra.

Com cerca de 6.000 voluntários e 500 doadores pessoa física, o grupo conta com 20 funcionários e não tem fins lucrativos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!