Com a proposta de combate ao aborto e à ideologia de gênero, o I Encontro Mineiro em Defesa da Vida e da Família terá como protagonista a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que pisa em Belo Horizonte pela primeira vez desde que assumiu a pasta. O evento acontece na próxima terça-feira, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Nas palavras do anfitrião do encontro, o deputado estadual Coronel Sandro (PSL), o momento é oportuno para levantar a discussão, já que no cenário político municipal está em pauta o projeto Escola sem Partido. Num longo e polêmico processo, a proposta foi aprovada em primeiro turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e agora segue em tramitação em segundo turno.

Além de organizador do evento, Coronel Sandro também assumiu a incumbência de buscar a ministra no aeroporto e acompanhá-la durante toda a sua estadia na capital mineira. “Ela tem uma agenda apertada. Foi um desafio conciliar sua agenda para que pudesse vir”, afirmou o parlamentar.

A ala conservadora que atua no município aproveitou a presença de Damares em BH e já tratou de incluí-la em outras agendas: ainda na terça-feira, ela recebe o título de cidadã honorária de Minas Gerais, e, na quarta, na Câmara, o Colar do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo Parlamento da capital.

A primeira homenagem foi uma indicação do deputado estadual Carlos Henrique (Republicanos) e acontecerá em reunião especial, a partir das 19h, na ALMG. “Ela é uma mulher de astral elevado, energia positiva e que está sempre de bem com a vida. As pautas sociais são a bandeira dela. A gente precisa aplaudir esse trabalho que, por parte de um grupo, tem uma incompreensão”, disse Carlos Henrique.

Quem também não poupou elogios à ministra foi o deputado federal Fernando Borja (Avante) – ele ocupa o cargo temporariamente na vaga de Greyce Elias, que está de licença-maternidade –, que indicou o Colar do Mérito Legislativo ainda quando estava em exercício na Câmara de BH. “Ela é uma das grandes responsáveis por eu ter saído como (candidato a) deputado federal em 2014. Ela me incentivou, eu não estava pensando nisso. Desde quando ela ainda trabalhava no gabinete do deputado Magno Malta, já falava sobre aborto, ideologia de gênero e diversidade social”, disse.

A honraria será entregue em sessão solene, a partir das 20h, no plenário do Legislativo municipal. Na ocasião, outras personalidades indicadas pelos demais vereadores também receberão a medalha.