A bancada mineira na Câmara Federal pode ter uma nova configuração a partir de 2021. Isso porque pelo menos 15 deputados por Minas Gerais são possíveis candidatos no pleito municipal do próximo ano. PT e PSL lideram a lista de partidos com mais prováveis candidatos a prefeituras de municípios do Estado.

Entre os parlamentares cotados para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, estão André Janones (Avante), Áurea Carolina (PSOL), Eros Biondini (PROS), Igor Timo (Podemos), Júlio Delgado (PSB), Reginaldo Lopes e Rogério Correia – ambos do PT.

Porém, até agora, só Biondini confirmou a informação e disse que seu partido terá candidatura própria, tendo o empresário Fabiano Multimarcas como vice. “A decisão, a princípio, é por uma candidatura própria, mediante o resultado das pesquisas que estão sendo veiculadas”, comentou Biondini. 

No PT, ainda não há definição sobre quem será o candidato da sigla que concorrerá à prefeitura da capital, mas tanto Reginaldo Lopes quanto Rogério Correia são cotados. Júlio Delgado (PSB), por sua vez, confirmou ser pré-candidato, enquanto a assessoria da deputada Áurea Carolina (PSOL) limitou-se a dizer que o tema ainda não foi debatido.

Igor Timo (Podemos) afirmou que seu partido cogita candidatura própria pelo fato de ter a maior bancada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Já André Janones disse ter sido procurado pelo presidente nacional do Avante, o deputado mineiro Luís Tibé, para formar uma possível chapa na capital.

Para a Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, informações de bastidores dão conta de que Cabo Junio Amaral e Léo Motta, ambos do PSL, e Newton Cardoso Jr. (MDB) podem estar na disputa. Ouvidos pela reportagem, os parlamentares não negaram a possibilidade, mas também não confirmaram a informação.

Interior

No caso do interior de Minas, há chances de que Margarida Salomão (PT) seja uma das candidatas à Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata. A deputada confirmou que é intenção do partido lançar candidatura própria à prefeitura, mas disse que seu nome ainda não é uma certeza.

Já para Montes Claros, no norte de Minas, um dos nomes cogitados pelo PT para disputar as eleições é o de Paulo Guedes. “Coloquei meu nome dentro do partido, e estamos conversando com outras forças pra fazer uma composição”, disse. 

O PSL também deve entrar na briga pelo comando da cidade com o delegado Marcelo Freitas, caso o atual prefeito, Humberto Souto (PPS), não seja candidato à reeleição.

O deputado Enéias Reis (PSL) deve disputar a prefeitura de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, e Leonardo Monteiro (PT) é cotado para ser candidato em Governador Valadares, na região do Rio Doce.