Desde que se começaram os parcelamentos dos salários dos servidores em Minas Gerais, em janeiro de 2016, nunca antes a primeira parcela do pagamento, referente ao mês anterior, tinha demorado tanto para ser paga. Até então, o maior atraso dessa primeira parcela, muitas vezes escalonada em dois, três pagamentos, em algumas vezes com valores diferentes para profissionais da segurança pública e da saúde, em detrimento dos demais, tinha sido de 18 dias.
Antes, a previsão inicial para pagamento da primeira parcela dos vencimentos de maio deste ano estava prevista para o dia 10. Nesta quinta-feira (15), o governador Romeu Zema anunciou que a primeira parcela do pagamento do funcionalismo público será no dia 22 de maio. O pagamento é referente ao mês de abril. A segunda parcela está programada para o dia 27 de abril.
Zema também anunciou pagamento da última parcela do escalonamento do 13º salário dos servidores de 2019. Quem ainda não recebeu o benefício, segundo ele, profissionais do executivo, terão os valores depositados em conta ainda hoje.
“Nós só conseguimos fazer o pagamento de terceiros devido a um crédito extraordinário do Bemge, em abril. Em maio, não tínhamos crédito e só vamos conseguir graças a um depósito judicial da Vale (de R$ 1 bilhão), referente a tragédia de Brumadinho”, explicou Romeu Zema.
Lamúria
Desde de 2016 os servidores de Minas enfrentam escalonamento dos pagamentos. Desde que o parcelamento dos salários foi anunciado pelo então governador Fernando Pimentel, em decorrência da crise financeira enfrentada pelo Estado, o maior atraso dessa primeira parcela tinha acontecido no mês de maio de 2018. Na ocasião, a primeira parcela dos salários de abril foi programada para pagamento em 16/05. O pagamento efetivamente, porém, só aconteceu no dia 18 de maio. As demais parcelas foram mantidas nas datas de 25 e 30 de maio do mesmo ano.
O primeiro grande baque porém nos atrasos, que tinham até então a primeira parcela paga próximas ao quinto dia útil, foi em julho 2017. Os servidores receberam em 13 de julho a primeira parcela do pagamento escalonado de junho.
Um outro grande baque que os servidores sofreram nos escalonamentos foi no pagamento do 13º salário de 2018. O pagamento foi dividido inicialmente em 11 parcelas, a começarem a serem pagas em fevereiro de 2019. Depois de muitas conversas com representantes dos servidores, houve um crescimento no valor das parcelas à medida que o benefício ia sendo pago, ou seja, ficando maiores a cada mês até a quitação completa. Em alguns meses, o data para o pagamento, acordado para o primeiro dia útil após o dia 20, acabou antecipado.