ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro convoca apoiadores para atos de 7 de setembro e volta a criticar STF

O presidente da República quer o Rio de Janeiro como principal palco da manifestação neste ano; deu a declaração em entrevista à Rádio Guaíba

Por Gabriela Oliva
Publicado em 02 de agosto de 2022 | 16:06
 
 
 
normal

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), "convidou" nesta terça-feira (02) os seus apoiadores a participarem dos atos de 7 de setembro. Deu a declaração em entrevista à Rádio Guaíba. 

O chefe do Executivo quer o Rio de Janeiro como principal palco do ato neste ano. Segundo Bolsonaro, membros das Forças Armadas desfilarão por aproximadamente 1h em Copacabana, na Zona Sul do Estado.

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes afirmou que existem “desafios” estruturais para a realização do evento, mas que está à disposição.

“A Avenida Atlântica [em Copacabana], caso seja desejo se realizar lá o evento, apresenta alguns desafios. Não custa lembrar que os calçadões daquela avenida são tombados e que ali existe uma quantidade muito grande de moradores. Obviamente, desafios que podem ser superados desde que se tenha organização e planejamento e se permita modificações na estrutura tradicional do evento”, declarou.

Críticas ao STF e a carta pela democracia

Com ataques reiterados e sem comprovação ao sistema eleitoral, Bolsonaro também voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Luís Roberto Barroso.

Segundo o presidente, Barroso é 'criminoso' por sua atuação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso no país. Em seu perfil oficial do Twitter, o ministro respondeu a fala de Bolsonaro.

“Mentir precisa voltar a ser errado de novo. Compareci à Câmara dos Deputados, como presidente do TSE, para debater o voto impresso, atendendo a 3 convites oficiais. E foi a própria Câmara que derrotou a proposta de retrocesso. Mas sempre haverá maus perdedores”, afirmou.

O chefe do Executivo também voltou a criticar os que assinaram o manifesto pela democracia criado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e os chamou de "sem caráter".

A carta, divulgada no dia 26 de julho, defende o processo eletrônico de votação e critica “ataques infundados” às eleições. O documento já tem mais de 643 mil adesões.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!