Internado desde segunda-feira (11) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou, nesta terça-feira (12), por duas cirurgias. Ele realizou procedimentos de correção de hérnia de hiato para melhorar quadros de refluxo, soluços e tosses, e de desvio de septo, com consequência respiratória.

Bolsonaro entrou no centro cirúrgico ainda na madrugada desta terça, antes das 5h. Por volta de 8h, as cirurgias já haviam sido encerradas "e transcorreram dentro da maior tranquilidade", segundo o assessor e advogado do ex-presidente, Fábio Wajngarten, que chefiou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência no governo Bolsonaro.

"Agradecemos as preces, as cirurgias do Pr @jairbolsonaro
já terminaram e transcorreram dentro da maior tranquilidade. O paciente está nesse momento na sala de recuperação e em breve emitiremos um boletim médico com mais informações do quadro evolutivo", publicou Wajngarten no X (antigo Twitter) ao fim dos procedimentos.

Por volta de 6h51, ele havia publicado a seguinte nota: "O Pr @jairbolsonaro entrou no centro cirúrgico pouco antes das 5:00 da manhã, tudo transcorrendo dentro da normalidade. Nesse momento o Presidente passa por procedimentos de correção de hérnia de hiato (causa refluxo, soluços e tosses secas contínuas) bem como desvio de septo para melhorar a condição respiratória (oxigenação)".

Havia previsão de realização de um terceiro procedimento para reconstituição das alças intestinais em razão da facada que sofreu nas eleições de 2018, em Juiz de Fora (MG). Este, porém, deve ficar para os próximos meses.

Desde a facada durante compromisso de campanha eleitoral, Bolsonaro já passou por cinco cirurgias. A última foi em 9 de janeiro deste ano, nos Estados Unidos, quando o ex-presidente viajou antes da cerimônia de transmissão do cargo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi submetido a uma aderência em uma hérnia incisional depois de sentiu dores abdominais.

Em setembro de 2019, um ano após a facada, foi feita a quarta intervenção também no Vila Nova Star, em São Paulo. As outras três cirurgias foram logo após o episódio, em 2018, na Santa Casa de Juiz de Fora (MG) e no Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Além dos procedimentos, Bolsonaro soma outras internações por desconfortos por conta da facada.