BRASÍLIA – Em um encontro inusitado e descontraído, diferente da imagem muitas vezes austeras de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o humorista e influenciador Mizael Silva, que se apresenta como “Advogado do Xandão”, arrancou risadas de seu “cliente”, o ministro Alexandre de Moraes. Eles tiveram um improvisado bate-papo no Salão Branco do Palácio do STF, nesta quarta-feira (13/8). 

O encontro fez parte do evento "Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital", que reúne até esta quinta-feira (14/8) 25 influenciadores digitais com rodas de conversa, visitas e apresentações do edifício-sede do Supremo. 

A iniciativa visa aproximar a Corte da sociedade por meio de quem impacta milhões de pessoas nas redes sociais, estimulando debates sobre polarização, liberdade de expressão, inteligência artificial e combate à desinformação — tudo com bom humor e interação direta com magistrados.

Alexandre de Moraes rouba a cena entre influenciadores

Quando Moraes apareceu, um punhado de aparelhos celulares apareceu e, de câmeras ligadas, se direcionaram ao relator do inquérito do golpe, que passou por uma breve “entrevista” de Mizael. A abordagem é marca de suas postagens com populares nas ruas e replicadas nas redes sociais.

O diálogo de Moraes com Mizael – e seus 3,7 milhões de seguidores no Instagram e 1,04 milhão de inscritos em seu canal no YouTube – começou com elogios do magistrado ao visual do digital influencer, que usava terno, gravata e cabelos compridos, raspados nas laterais e presos em um rabo de cavalo. 

“Você está bem [no papel] de advogado”, disse Moraes. “Você fala inglês também?”, continuou o ministro, ao que o influenciador respondeu: “Falo. Do you speak English?”. “Não, para me defender nos Estados Unidos. Tô precisando”, ironizou Moraes, sancionado pelo governo norte-americano por suas decisões contrárias ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A segunda edição do evento reuniu influenciadores de diferentes nichos e regiões do país. Entre eles, estão os responsáveis pelas postagens dos seguintes perfis: @3palavrinhas (Reinaldo Heleno), @afrocrente (Jackson Augusto), @anaterra.oli (Anaterra Oliveira), @antoniotabet (Antonio Tabet), @beatrisbrantes (Beatris Brantes), @betaboechat (Beta Boechat), @braidsrafa (Rafa Xavier), @cecilia.dassi (Cecília Dassi) e @frednicacio (Fred Nicácio).

Ainda, @historiasdeterapia (Alexandre Simone e Lucas Galdino), @jooj (Jooj Natu), @lailazaid (Laila Zaid), @luaxavier (Luana Xavier), @mizaelsilv (Mizael Silva), @nandogald (Nando Gald), @naoinviabilize (Deia Freitas), @nathfinancas (Nath Finanças), @oyurimarcal (Yuri Marçal), @pfranca (Pedro Henrique França), @profsaradovale (Sara do Vale), @sabrinafidalgoo (Sabrina Fidalgo), @umbipolar (Biel Braga), @vogalizandoahistoria (Marco Viricimo e Vitor Vogel).