A Câmara Municipal de Belo Horizonte não vai permitir que ninguém do público externo entre na Casa durante as reuniões que vão tratar sobre o projeto Escola Sem Partido. A decisão foi comunicada em nota assinada pelo coronel Euler Pereira, superintendente de Segurança e Inteligência do Legislativo.
Na última semana, quando houve confusão generalizada e agressões entre manifestantes contrários ao projeto e seguranças da Câmara, as galerias foram esvaziadas e o público acompanhou as sessões de quinta-feira (10) e sexta-feira (11) no hall de entrada. Contudo, os ânimos exaltados levaram o superintendente a proibir o acesso a qualquer local da Câmara enquanto houverem as reuniões.
“Durante o transcorrer da reunião, foi notado, pelas forças de segurança presentes, um progressivo aumento na tensão entre os manifestantes presentes no hall da Presidencia. Ficou constatado que grande parte dessas tensões se deram em virtude da atuação das lideranças presentes, que através do caminhão de som, posicionado em frente à Câmara Municipal, incitavam os mesmos a entrarem nas galerias do plenário, que se encontravam fechadas. Preocupado que tal o aumento das tensões entre o público presente no hall e as forças de segurança, resultasse em um tumulto, que poderia assumir proporções incalculadas, vindo a resultar em feridos e até mesmo mortes, as autoridades presentes entenderam que qualquer uso de força, naquele ambiente confinado, realmente poderia resultar em consequências gravíssimas, com ocorrência de feridos e talvez até mortos”, diz trecho da nota.
“Assim, após a criteriosa análise de todos os fatores de risco envolvidos, em relação à segurança de todos os presentes, funcionários e manifestantes, bem como os riscos ao patrimônio público, este Superintendente resolve assessorar a Presidência da casa, no sentido de que a reunião desta segunda-feira, e as demais, que porventura ocorrerem para votação do projeto Escola sem Partido, aconteçam sem a presença de público, estando inclusive o Hall da Presidência fechado para a presença de público externo”, finaliza o comunicado.
Nesta segunda-feira (14) acontece a última sessão ordinária do mês de outubro.
Foram convocadas duas reuniões para esta terça-feira (15) às 14h30 e 20h e outra na quarta-feira (16), às 8h30. A ideia é conseguir votar a matéria nas extraordinárias.