BRASÍLIA - Entre os 68 parlamentares do Congresso Nacional que concorrem nas eleições municipais de outubro, oito representam a bancada de Minas Gerais. Esses políticos mineiros disputam o comando de prefeituras, seja na capital, Belo Horizonte, ou em outras cidades do Estado.

No Senado, quatro dos 81 senadores são candidatos. O único da bancada mineira é o senador Carlos Viana (Podemos), que tenta ser prefeito da capital mineira. Ele está licenciado do mandato para se dedicar à campanha eleitoral.  

Já os integrantes de Minas na Câmara disputam em diversas cidades. Dois deles também querem o comando da Prefeitura de Belo Horizonte: Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT). Na região metropolitana de BH, o deputado Junio Amaral (PL), que também está licenciado do mandato, é candidato a prefeito em Contagem. 

No interior de Minas, quatro parlamentares disputam a preferencia do eleitorado: Delegada Ione (Avante) terá seu nome nas urnas em Juiz de Fora. Já a deputada Dandara (PT) concorre em Uberlândia, enquanto seus colegas de partido Leonardo Monteiro (PT) e Paulo Guedes (PT) disputam as prefeituras de Governador Valadares e Montes Claros, respectivamente.

O levantamento foi feito pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados e, na relação do Senado, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

As candidaturas dos parlamentares já estão registradas no sistema eleitoral, mas ainda passarão por julgamento. Caso eles vençam, terão que renunciar aos atuais mandatos federais. Apenas depois disso poderão tomar posse nos novos cargos.