BRASÍLIA — O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), marcou para segunda-feira (3) à tarde a primeira reunião com o colégio de líderes para definir as pautas prioritárias a serem votadas no plenário.
Antes, pela manhã, ele se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião da qual também participará o novo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Nesse sábado (1º), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo planeja apresentar ao Legislativo, nos próximos dias, a agenda prioritária do Executivo para 2025. Entre as proposições na fila estará a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Motta e Alcolumbre foram eleitos com o apoio do Palácio do Planalto. Em um aceno ao Congresso Nacional, Lula exonerou seus ministros com mandato na Câmara e no Senado para que votassem nos dois candidatos.
Entre os eleitores de Motta estavam o próprio Alexandre Padilha, além dos ministros Celso Sabino, do Turismo, André Fufuca, dos Esportes, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Luiz Marinho, do Trabalho, e Juscelino Filho, das Comunicações.
No Senado, compareceram para votar em Alcolumbre os ministros Camilo Santana, da Educação, Wellington Dias, do Deesenvolvimento Social, e Carlos Fávaro, da Agricultura.