Escândalo no MEC

Deputado apresenta notícia-crime contra Bolsonaro por escândalo no MEC

Líder do PT na Câmara, o parlamentar Reginaldo Lopes afirmou que apresentará aditivo ao documento após MPF apontar interferência de Bolsonaro no caso

Por Gabriela Oliva
Publicado em 24 de junho de 2022 | 16:11
 
 
 
normal

A bancada do PT na Câmara dos deputados, representada pelo líder Reginaldo Lopes, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), por suposta interferência no escândalo do MEC. 

Os parlamentares do PT requerem que o chefe do Executivo também seja investigado por suposto favorecimento na liberação de verbas públicas do Ministério da Educação (MEC) para prefeituras.

Um trecho do documento menciona que “os pastores presos e outros já mantinham uma frequência de encontros com a primeira-dama Michelle Bolsonaro e visitavam com regularidade o Palácio do Planalto, de modo que a organização delituosa estava sendo estruturada e em atuação há bastante tempo”.

Em entrevista ao jornal O Tempo, o líder da sigla, Reginaldo Lopes, informou que vai  apresentar um aditivo na notícia crime para “investigação do presidente [Bolsonaro] no comando do balcão de negócios do MEC”.

A ação foi motivada depois da divulgação de um diálogo por telefone interceptado pela Polícia Federal com autorização judicial, em que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro contou à filha que recebeu do “presidente” informação sobre provável busca e apreensão.

Mais: tanto Ribeiro quanto a filha demonstraram preocupação de estarem sendo gravados pela PF em uma investigação, como a que levou à prisão do ex-ministro na quarta-feira (22). Por causa da suspeita de interferência de Bolsonaro, o caso vai para o STF.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!