Depois de curtir o bloco de Bell Marques no Carnaval de Salvador, na Bahia, o presidente da Câmara dos Deputados desfilou no Rio de Janeiro, pela Beija-Flor de Nilópolis, na noite de domingo (11). Ele cruzou a Marquês de Sapucaí ao lado da esposa, Ângela Lira, que é secretária-adjunta do governo de Roraima, e da diretoria da escola. Entre eles, o contraventor e patrono da Beija-Flor, Anísio Abraão David.
Também desfilaram junto a Lira o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha (MDB), o líder do PP na câmara, deputado Doutor Luizinho (RJ) e o prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC. Todos usavam uma camisa da presidência da escola de samba.
A presença de Lira e de JHC na Avenida aconteceu no ano em que a Beija-Flor apresentou o enredo "Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila", em homenagem à cidade tida como base pelos dois políticos. A história foi sobre Benedito dos Santos, o Rás Gonguila, folião alagoano que se dizia o "herdeiro" do trono imperial da Etiópia. Ele era engraxate no centro de Maceió e fundou o bloco de carnaval Cavaleiro dos Montes no século XX, tido como o maior da capital de Alagoas na época.
Ao contrário de Salvador, Lira publicou em suas redes sociais fotos da passagem pela Avenida no Rio. "Hoje, Maceió está sendo representada aqui na Sapucaí pela @beijafloroficial! Este é um momento histórico para nossa capital e para o estado de Alagoas", escreveu no Instagram na noite de dominngo.
Lira afirmou ser um "privilégio" ter essa história contada, e acrescentou ser um "investimento" para fortalecer o incentivo ao turismo e gerar renda direta e indiretamente para a população de Alagoas. Veja outra publicação do presidente da Câmara:
Na sexta-feira (9), Lira esteve no Carnaval de Salvador, na Bahia, acompanhado de amigos, como o líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA). Fotos publicadas em redes sociais mostram Lira e Elmar em pelo menos duas festas, com direito a abadá.
Ainda na sexta-feira (9), eles curtiram o bloco "Vumbora", um dos mais tradicionais e disputados do circuito Barra-Ondina e comandado pelo cantor Bell Marques.
Estavam no mesmo bloco os deputados estaduais Emerson Penalva (PDT) e Marcinho Oliveira (União Brasil), além do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior. Outra presença foi a do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques.
Durante a noite, Lira curtiu o "Camarote Villa Salvador", que teve como uma das atrações o grupo de pagode Menos É Mais. Também estavam com o presidente da Câmara Elmar, Penalva, Marcinho e outros deputados estaduais da Bahia, como Manuel Rocha, Luciano Simões Filho e Júnior Nascimento, todos do União Brasil.