RETORNO

Randolfe anuncia filiação ao PT: 'meu partido é o de Lula'

Líder do governo no Congresso se desfiliou da Rede Sustentabilidade no início do ano

Por Levy Guimarães | Gabriela Oliva
Publicado em 18 de dezembro de 2023 | 18:31
 
 
 
normal

Na primeira viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Amapá, o senador e líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP), anunciou nesta segunda-feira (18) a filiação ao Partidos dos Trabalhadores (PT). 

"Me perguntam, presidente, qual é a minha escolha partidária. Eu respondo em primeira mão para o senhor e a quem estiver nos assistindo: meu partido é o partido de Lula. Eu estarei no partido de Lula onde o partido de Lula estiver", afirmou.

A revelação ocorre sete meses depois de o parlamentar deixar a Rede Sustentabilidade. Durante esse tempo, foi cortejado por outros partidos, como o Solidariedade e o MDB, de quem chegou a se aproximar, mantendo relação próxima com alguns caciques do partido no Senado. Porém, o PT sempre foi considerado a opção mais provável nos bastidores.

O senador amapaense retorna, assim, ao partido pelo qual iniciou sua vida política, quando foi eleito deputado estadual em 1999. Em 2005, se juntou à dissidência do partido que fundou o PSOL, adotando posição crítica ao então governo Lula. Em 2015, já como senador, Randolfe se filiou à Rede Sustentabilidade logo na fundação do partido pela hoje ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Randolfe participou, ao lado de Lula, da cerimônia de entrega de 1.000 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida nos residenciais Miracema 3 e 4. Essas moradias, com áreas de 44,22 m² e 37,72 m², fazem parte de condomínios que também oferecem infraestrutura educacional, incluindo escola e creche.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!