Brasil em alerta

Coronavírus: ‘Em abril o sistema de saúde entrará em colapso’, diz Mandetta

Ministro da Saúde diz que estuda interrupção de transportes para evitar cenário em que número de leitos seja insuficiente

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 20 de março de 2020 | 16:04
 
 
 
normal

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira (20) que até o final de abril o sistema de saúde brasileiro pode entrar em colapso pela pandemia do novo coronavírus. Os números de infectados no país deve disparar até junho. "Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)", afirmou Mandetta ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência com empresários sobre medidas de enfrentamento do coronavírus.

O ministro disse que pretende atuar para tentar evitar esse provável cenário. "A gente está modelando para ver se trabalhamos com algumas interrupções, segurando o máximo dos idosos, que são quem leva ao colapso do sistema", afirmou.

Mandetta disse que o padrão de transmissão do vírus é "muito competente". De acordo com ele, a curva de transmissão do novo coronavírus ainda vai se iniciar nos próximos dez dias, e o aumento de casos deve ter subida rápida em abril, maio e junho. O ministro previu a queda da curva de infecção só em setembro.

Multirão de empresários

O ministro destacou que várias medidas estão sendo feitas, principalmente para evitar a disseminação. “Estou convocando aqui um multirão junto aos empresários para a produção de máscaras. Precisamos de alternativas nacionais neste sentido, portanto preciso que sejam feitos esforços, como novas linhas de montagem de máscaras em fábricas que não são especialistas”, disse.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!