Em uma cerimônia simples, sem a presença dos principais homenageados, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), entregou a Medalha da Inconfidência e pediu um pacto entre os poderes para retirar o Estado da crise econômica. 

O tom de resgate de Minas foi adotado por todas autoridades que discursaram na celebração mostrando as dificuldades do cenário atual. Ao finalizar seu discurso, Zema afirma que é preciso que os poderes tomem decisões que pensem "em todos os mineiros e não nos poderosos".

"Quero propor a Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado e a Defensoria Pública um pacto para retirar Minas Gerais da situação que se encontra. Um pacto para ofertar ao cidadão mineiro transporte público, serviços de saúde, educação de qualidade e geração de emprego e renda", afirmou.

A fala de Zema foi quase um apelo para que as políticas de austeridade sejam adotadas em todos os poderes. "Um estado sem dinheiro está condenado a ficar inoperante, em um buraco profundo", disse o governador.

O vice-governador, Paulo Brant (Novo), também discursou e defendeu a busca de união e do diálogo para retirar o Estado da crise e fez um aceno aos políticos tradicionais "Precisamos recuperar a velha e boa política. A política do diálogo, de respeito as posições divergentes", afirmou Brant que defendeu que só com diálogo e união será possível sair da crise.

Ao finalizar sua fala, o vice-governador pediu benção para políticos históricos mineiros como Milton Campos, João Pinheiro e Juscelino Kubitscheck.

O Grande Colar da Inconfidência  seria entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), mas ele não pôde comparecer ao evento. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) também seria homenageado e não veio à celebração.

Ao todo 126 pessoa foram condecoradas. Foram 30 agraciados com a Grande Medalha, 52 com a Medalha de Honra e 43 com a Medalha da Inconfidência. Também foram homenageadas as corporações que atuaram nos trabalhos de resgate do desastre de Brumadinho.